Windows 11 expande multitarefa para você alternar entre grupos de apps abertos

Grupos de aplicativos do Windows 11 agora aparecem também no Alt+Tab e na Visão de Tarefas para facilitar a troca entre trabalhos

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notebook com Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Uma das maiores novidades do Windows 11 são os Snap Groups ou Grupos de Ajuste, recurso que permite reunir diferentes apps e minimizar ou restaurar todos de uma vez. E isso vai ficar ainda mais prático: a Microsoft está habilitando a função também no Alt+Tab e na Visão de Tarefas.

Até o momento, é possível acessar os Snap Groups pela barra de tarefas — ao colocar o cursor do mouse sobre o ícone de um programa que está organizado em um layout, você tem a opção de minimizar ou restaurar todas as janelas daquele grupo.

A Microsoft, porém, começou a liberar outras formas de acessar o recurso: os grupos também passam a aparecer na Visão de Tarefas e no Alt+Tab. Assim, você consegue mudar facilmente para um conjunto de programas que estava trabalhando anteriormente.

Nova versão do Windows 11 Insider Preview tem grupos de apps no Alt+Tab
Nova versão do Windows 11 Insider Preview tem grupos de apps no Alt+Tab (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

O recurso, porém, não está disponível para todo mundo, pelo menos por enquanto. No texto de anúncio da Build 22494 do Windows 11 Insider Preview, a Microsoft explica que seu plano é monitorar os feedbacks dessa mudança antes de disponibilizá-la amplamente. Espero que isso seja logo, porque eu fiquei bastante interessado.

Windows 11 tem grupos e layouts para ajuste de janelas

Já faz um tempo que o Windows conta com o Snap, que permite redimensionar rapidamente janelas para laterais ou cantos da tela. Esta é uma forma bem prática de colocar dois programas lado a lado — agora mesmo, no Windows 10, estou escrevendo este texto em metade da tela, com a outra metade sendo usada para pesquisas e consultas.

Snap Layouts do Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Snap Layouts do Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

No Windows 11, a função evoluiu e conta com os Snap Layouts (Layouts de Ajuste) e Snap Groups (Grupos de Ajuste). Agora, há mais opções de organização, como uma janela central e duas laterais. Ao colocar o cursor do mouse sobre o botão de maximizar, aparecem sugestões para organizar os aplicativos. Também dá para arrastar uma das janelas para a borda da tela e depois ajustar a proporção para cada programa.

Além disso, na nova versão do sistema operacional, é possível reunir diversos apps em um único grupo. Isso promete ser muito útil quando você está alternando entre duas tarefas e cada uma delas exige um grupo diferente de janelas. Assim, fica mais fácil continuar de onde você parou.

Com informações: Windows Latest, Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados