Como gravar a tela do PC com o OBS Studio

Saiba como gravar a tela do PC com o OBS Studio; o software realiza a captura de vídeo de uma forma simples e rápida

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Tela de um Macbook (Imagem: Lotte de Jong/Unsplash)
Tela de um Macbook (Imagem: Lotte de Jong/Unsplash)

O OBS Studio é uma ferramenta de transmissão ao vivo bastante famosa entre gamers e criadores de conteúdo. Além de permitir que os usuários façam lives, o software também entrega outros recursos, como a possibilidade de gravar a tela do PC. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso em poucos minutos.

Tempo necessário: 3 minutos

O OBS Studio é um software de código aberto, sendo totalmente gratuito para download. Ele tem versões compatíveis com Windows, Linux e Mac. Para instalá-lo, basta acessar obsproject.com/pt-br/download e baixar a versão correspondente ao sistema operacional do seu computador.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como gravar a tela do PC com o OBS Studio:

  1. Adicione uma nova fonte:

    Assim que o software iniciar, clique no ícone de “+” na seção “Fontes”;Clique no ícone de "+" na seção "Fontes" (Imagem: Reprodução/OBS Studio)

  2. Selecione a captura de tela:

    Clique na opção “Captura de tela” e, quando surgir um pop-up, clique em “OK”.Clique em "Captura de tela" e depois em "OK" (Imagem: Reprodução/OBS Studio)

  3. Escolha o monitor:

    Se você tem mais de um monitor, clique no menu suspenso ao lado de “Monitor”, escolha a outra tela e depois clique em “OK” — se esse não for o caso, apenas clique em “OK”;Escolha o monitor e depois clique em "OK (Imagem: Reprodução/OBS Studio)

  4. Abra o menu de configurações:

    Clique em “Configurações” no canto inferior direito;Clique em "Configurações" (Imagem: Reprodução/OBS Studio)

  5. Escolha um destino para o arquivo:

    No menu lateral esquerdo, clique na aba “Saída”. Em “Caminho de gravação”, clique em “Explorar” e escolha em qual local o arquivo será salvo;Clique em “Explorar” e escolha em qual local o arquivo será salvo (Imagem: Reprodução/OBS Studio)

  6. Inicie a gravação:

    Clique em “Iniciar gravação” para começar a gravar a tela do PC. Caso queira encerrar, clique em “Interromper gravação” — o software também permite pausar clicando no ícone de pause ao lado.Clique em “Iniciar gravação” para começar a gravar a tela do PC (Imagem: Reprodução/OBS Studio)

Assim que a captura for concluída, o arquivo final estará disponível na pasta de destino para ser compartilhado nas redes sociais ou editado em um software apropriado.

É importante ressaltar que, além de gravar as imagens que aparecem no display, o programa também salvará o áudio. Para desativar essa opção, basta diminuir a “barrinha” Mic/Aux na seção “Mixer de áudio”.

Pronto, agora você já sabe como gravar a tela do PC com o OBS Studio.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre OBS Studio na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados