Apple anuncia programa para que você conserte seu próprio iPhone em casa

Apple Self Service Repair vai fornecer peças, ferramentas e orientações para que usuários aptos reparem iPhones 12 ou 13

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 meses
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dos anúncios feitos pela Apple em 2021, certamente, este é o mais inusitado: nesta quarta-feira (17), a companhia revelou o Self Service Repair, programa que oferecerá ferramentas, componentes e orientações para que o próprio usuário conserte um iPhone danificado, desde que tenha habilidades para isso.

O programa será oferecido a partir de 2022, começando pelos Estados Unidos. Outros países serão atendidos no decorrer do mesmo ano.

Na fase inicial, a iniciativa oferecerá os recursos necessários para que o usuário troque os componentes mais demandados, como tela, bateria e módulo de câmera. Até o final do próximo ano, outros componentes serão adicionados à lista dos que podem ser trocados pelo próprio usuário.

É claro que o Self Service Repair é direcionado apenas a pessoas aptas a realizar esse tipo de procedimento. Para os demais casos, as lojas da empresa e os Centros de Serviço Autorizado Apple (AASPs) continuam disponíveis para reparos.

Para quem optar por realizar reparos em casa, a Apple oferecerá mais de 200 peças e ferramentas originais na loja online do programa. Para evitar decisões equivocadas, o usuário será orientado a ler o manual de reparo antes de fazer a encomenda.

Um detalhe importante: os clientes que enviarem as peças descartadas à Apple para reciclagem receberão créditos que poderão ser descontados no valor da compra. A tabela de preços ainda não foi divulgada, porém.

É válido destacar que o conserto por conta própria não invalida a garantia do iPhone, com possível exceção para danos causados durante o procedimento.

Programa é útil, mas tem restrições

O Self Service Repair chama a atenção, mas tem as suas limitações. Para começar, nem todas as peças serão fornecidas na fase inicial, como já informado. Mas a restrição mais importante é esta: o programa é válido somente para as linhas iPhone 12 e iPhone 13.

A Apple planeja expandir a iniciativa, mas não para outros iPhones. O plano da companha para uma fase futura é permitir que o Self Service Repair também ofereça peças e ferramentas para reparo de Macs baseados em chips M1.

Ainda não há informação sobre quando e se o serviço será oferecido no Brasil.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados