Santander libera emissão de boleto com pagamento via Pix para clientes PJ

Boleto SX oferece alternativa para pagamento via Pix; modalidade do Santander para empresas promete compensação instantânea

Bruno Gall De Blasi
Por
Santander (Imagem: Remo/Flickr)
Santander (Imagem: Remo/Flickr)

Santander anunciou, nesta segunda-feira (31), a possibilidade de gerar boletos com pagamento via Pix. Conhecida como Boleto SX, a solução para pessoas jurídicas (PJ) possibilita transações com compensação instantânea graças à plataforma do Banco Central. A novidade está disponível para empresas de todos os portes, inclusive microempreendedores individuais (MEI).

A nova modalidade oferece às empresas uma alternativa ao boleto tradicional. O banco ressalta que, diferentemente do pagamento por código de barras, cujo tempo de compensação é de até dois dias úteis quando a operação é entre bancos diferentes, a transação via Pix é instantânea. Ou seja, assim que o cliente pagar, o valor já estará disponível na conta do emissor do título.

“Um pagamento realizado em uma sexta-feira, por exemplo, estará disponível na conta corrente somente na terça ou na quarta-feira da outra semana. Com a transação via Pix, o valor é creditado instantaneamente para a empresa”, afirmaram. “Vale destacar que o controle do pagamento do documento, a conciliação bancária, fica disponível nos mesmos canais que a empresa já está acostumada a utilizar.”

Santander: Boleto SX funciona fora dos dias úteis

Outra vantagem está em relação aos horários, já que o Pix fica disponível por 24 horas. A solução, portanto, dá fim ao horário limite das transações via código de barras fixado até as 23h. “O pagamento por QR Code [via Pix] pode ser feito a qualquer momento do dia, desde que respeitando a data de vencimento do boleto”, anunciaram.

A novidade está disponível para todos os tipos de clientes PJ, incluindo empresa de grande porte. O Santander, porém, não é o único banco a oferecer esse serviço: conforme lembrado pelo InfoMoney, o Itaú oferece opção similar, o BoleCode. Através dele, os boletos têm tanto código de barras quanto QR Code para transações via Pix.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados