Nintendo 3DS e Wii U perderão loja online em 2023; Pokémon Bank ficará de graça

Quem tem 3DS e Wii U só vai poder comprar jogos digitais pelos próximos 12 meses, mas conteúdo já comprado poderá ser baixado

Felipe Vinha
Por
Wii U e 3DS perderão eShop em 2023 (Imagem: Reprodução)

A Nintendo anunciou que os aparelhos Wii U e Nintendo 3DS perderão função de comprar conteúdo digital a partir do final de março de 2023. Em outras palavras, suas lojas eShop serão encerradas e será possível apenas baixar de novo o que já foi comprado previamente, antes da data de desligamento.

Além disso, a empresa revelou ainda que o serviço Pokémon Bank, que serve para transferir e armazenar Pokémon entre vários jogos existentes, passará a ser gratuito após o encerramento do eShop. Atualmente ele exige uma assinatura de US$ 5 anuais. Contudo, ele só vai funcionar para quem já tiver baixado o aplicativo no seu videogame, sem permitir novos downloads.

Ainda sobre o desligamento das lojas do 3DS e Wii U, a Nintendo aproveitou para agradecer aos fãs por todo o apoio dado ao longo dos anos, enquanto os dois sistemas estiveram ativos no mercado e recebendo jogos inéditos. A empresa lançou ainda um site onde os usuários podem fazer uma retrospectiva do que mais jogaram em todo este tempo nos aparelhos – acesse neste link.

Com o encerramento tas lojas também não será possível comprar ou recarregar qualquer saldo via cartão pré-pago, então, se ainda tiver algum valor, gaste tudo até lá.

Porque vão desligar as lojas?

Não há um motivo oficial para o desligamento das lojas nestes videogames, mas não é surpresa que a eShop do 3DS e Wii U sejam encerradas daqui um ano. Os dois aparelhos já são considerados bem antigos e possuem poucos usuários ativos no momento – além de não receberem novos jogos relevantes há bastante tempo.

O Wii U foi lançado em 2012, enquanto o 3DS é ainda mais antigo, de 2011. A Nintendo também está totalmente focada no seu aparelho mais recente, o Switch, que recebe jogos, lançamentos e é sempre atualizado.

Por falar em atualização, a Nintendo também garantiu que a rede online do 3DS e Wii U seguirá funcionando para jogos que, eventualmente, precisão de alguma atualização, para correção de bugs ou situações similares.

Com informações: Nintendo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados