Início / Notícias / Jogos /

Nintendo 3DS e Wii U perderão loja online em 2023; Pokémon Bank ficará de graça

Quem tem 3DS e Wii U só vai poder comprar jogos digitais pelos próximos 12 meses, mas conteúdo já comprado poderá ser baixado

Felipe Vinha

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Nintendo anunciou que os aparelhos Wii U e Nintendo 3DS perderão função de comprar conteúdo digital a partir do final de março de 2023. Em outras palavras, suas lojas eShop serão encerradas e será possível apenas baixar de novo o que já foi comprado previamente, antes da data de desligamento.

Wii U e 3DS perderão eShop em 2023 (Imagem: Reprodução)

Além disso, a empresa revelou ainda que o serviço Pokémon Bank, que serve para transferir e armazenar Pokémon entre vários jogos existentes, passará a ser gratuito após o encerramento do eShop. Atualmente ele exige uma assinatura de US$ 5 anuais. Contudo, ele só vai funcionar para quem já tiver baixado o aplicativo no seu videogame, sem permitir novos downloads.

Ainda sobre o desligamento das lojas do 3DS e Wii U, a Nintendo aproveitou para agradecer aos fãs por todo o apoio dado ao longo dos anos, enquanto os dois sistemas estiveram ativos no mercado e recebendo jogos inéditos. A empresa lançou ainda um site onde os usuários podem fazer uma retrospectiva do que mais jogaram em todo este tempo nos aparelhos – acesse neste link.

Com o encerramento tas lojas também não será possível comprar ou recarregar qualquer saldo via cartão pré-pago, então, se ainda tiver algum valor, gaste tudo até lá.

Porque vão desligar as lojas?

Não há um motivo oficial para o desligamento das lojas nestes videogames, mas não é surpresa que a eShop do 3DS e Wii U sejam encerradas daqui um ano. Os dois aparelhos já são considerados bem antigos e possuem poucos usuários ativos no momento – além de não receberem novos jogos relevantes há bastante tempo.

O Wii U foi lançado em 2012, enquanto o 3DS é ainda mais antigo, de 2011. A Nintendo também está totalmente focada no seu aparelho mais recente, o Switch, que recebe jogos, lançamentos e é sempre atualizado.

Por falar em atualização, a Nintendo também garantiu que a rede online do 3DS e Wii U seguirá funcionando para jogos que, eventualmente, precisão de alguma atualização, para correção de bugs ou situações similares.

Com informações: Nintendo.