App do Itaú fica fora do ar após erros em extratos e pagamentos devolvidos

Aplicativo do Itaú começou a apresentar problemas no saldo e devoluções de pagamentos na manhã de quinta-feira (3)

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 7 meses
Fachada do banco Itaú (Imagem: thomashobbs / Flickr)

Atualização: o Itaú informou que os serviços foram restabelecidos no final da tarde desta quinta-feira (3); veja mais informações sobre a volta do aplicativo em nossa matéria mais recente.

O app do Itaú está fora do ar no fim da manhã desta quinta-feira (3). A indisponibilidade acontece depois de uma série de reclamações de clientes sobre os valores em suas contas correntes ao longo da manhã. Mesmo com o aplicativo fora do ar, saldo pode ser conferido no Iti.

O aplicativo do banco começou a ter problemas na manhã de quinta-feira. O site DownDetector, usado para relatos de problemas técnicos, registrou uma rápida subida no volume de queixas por volta de 11h.

Gráfico mostra pico nas reclamações sobre o Itaú
Gráfico mostra pico nas reclamações sobre o Itaú (Imagem: Reprodução/DownDetector)

O mapa de calor do site mostra que grande parte das sinalizações de problema vinham de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF) também aparecem na imagem.

Mapa mostra cidades com mais reclamações sobre problema no Itaú
Mapa mostra cidades com mais reclamações sobre problema no Itaú (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Itaú tem problemas em saldo, extrato e pagamentos

Em alguns casos, havia dinheiro faltando, enquanto em outros, o valor era maior do que deveria. Clientes também reclamaram de movimentações não autorizadas.

Além disso, pagamentos foram devolvidos: no Twitter, um correntista do Itaú disse ter pago a fatura do seu cartão, mas o dinheiro foi devolvido e mesmo assim a conta ainda consta como paga.

https://twitter.com/rogerassis77/status/1499402434321391620

Nas redes sociais, o Itaú respondeu um cliente dizendo estar com uma “intermitência” e que o time de sistemas estava “trabalhando para regularizar a consulta do extrato/saldo”.

Em um post para todos, o banco reconhece que “estão tendo problemas com a demonstração do extrato e saldo de conta corrente”.

Saldo do Itaú pode ser visto no Iti

O Itaú está fora do ar, mas o Iti, carteira digital da mesma empresa, continua funcionando. Se você tem uma conta Iti, é possível consultar seu saldo da conta Itaú pelo aplicativo.

O Iti disponibiliza o recurso desde agosto de 2021, como uma prévia do Open Banking, compartilhamento de informações entre instituições financeiras.

Ele ainda não é o Open Banking em si: a visualização é possível graças a uma API interna, que usa o CPF para mostrar os saldos de contas do Itaú no Iti. Infelizmente, só dá para ver o saldo mesmo — não tem como fazer movimentações na conta Itaú usando o Iti.

A visualização está disponível na seção “Meus saldos” do aplicativo.

Banco diz estar trabalhando para corrigir erro

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa do Itaú e recebeu o seguinte posicionamento:

O Itaú Unibanco informa que está atuando para corrigir o problema de intermitência que afeta seus sistemas na manhã desta quinta-feira (3), com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível.

Receba mais sobre Itaú na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados