BC libera resgate de valores a receber para nascidos após 1983

Pessoas com dinheiro esquecido em bancos podem sacar quantia a partir desta segunda-feira (21); saiba mais detalhes sobre o resgate

Ana Marques
Por
Notas de real (imagem: IkzMiranda/Pixabay)

A partir desta segunda-feira (21), os brasileiros nascidos após o ano de 1983 podem resgatar quantias retidas em bancos e outras instituições financeiras por meio do Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC). Esta é a última fase de resgate antes da repescagem geral, prevista para 28 de março.

Quem fez a consulta prévia de valores a receber, no site disponibilizado pelo BC, e tem dinheiro retido, pode realizar o saque. Segundo a entidade, o resgate pode ser feito via Pix, DOC ou TED. Na primeira opção, a devolução do dinheiro ocorre mais rápido, nas duas últimas, a compensação pode demorar até 12 dias úteis.

De acordo com o calendário do BC, a exclusividade de saques para usuários nascidos após 1983 (ou com empresa criada a partir desta data) permanece de hoje até o dia 25 de março. O horário pode ser conferido no site valoresareceber.bcb.gov.br mediante CPF ou CNPJ cadastrado.

É importante lembrar que o dinheiro não desaparece caso o cidadão não realize o saque no prazo estipulado. A partir do dia 28 deste mês, qualquer pessoa poderá solicitar a quantia retida.

Resgate exige conta nível prata ou ouro no Gov.br

Vale ressaltar que para realizar o saque de dinheiro esquecido junto a bancos, é necessário ter uma conta nível prata ou ouro no Gov.br — O Tecnoblog mostra como aumentar o nível da sua conta neste tutorial.

A exigência está relacionada ao nível de segurança fornecido de acordo com as informações que o cidadão cadastra para validar sua identidade na plataforma do governo federal.

Quem não tem valores a receber nesta rodada, pode tentar novamente em maio, quando o BC planeja abrir uma nova consulta. A autoridade monetária estima liberar R$ 3,9 bilhões nesse primeiro momento. Depois, mais R$ 4,1 bilhões devem ficar disponíveis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados