Adeus, barulho na chamada: Google Meet expande acesso ao cancelamento de ruído

Cancelamento de ruído do Google Meet é liberado para mais planos do Google Workspace; função reduz barulhos incômodos em reuniões

Bruno Gall De Blasi
Por
Google libera cancelamento de ruído do Google Meet para mais usuários (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Google libera cancelamento de ruído do Google Meet para mais usuários (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Não sei vocês, mas parece que a minha casa fica mais barulhenta só de começar uma chamada de vídeo. Essa situação, enfim, terá um desfecho para algumas pessoas: o cancelamento de ruído do Google Meet está disponível para mais usuários. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (24) em um blog do Google Workspace.

A alteração é voltada para a ferramenta para conter sons incômodos em conferências da plataforma. Anunciada em 2020, a função cria um isolamento de ruídos para evitar que os microfones levem os barulhos para as chamadas. Assim, as conversas podem acontecer com um som mais limpo e, claro, sem perturbações do ambiente.

O problema é que a abrangência do recurso era bem limitada. Antes, apenas assinantes do Google Workspace Individual e dos planos Enterprise Plus, Education Plus e Teaching & Learning Upgrade tinham acesso ao recurso. Mas o Google liberou a isolamento sonoro para as seguintes modalidadessegundo uma página de suporte:

  • Business Standard;
  • Business Plus;
  • Enterprise Essentials;
  • Enterprise Standard;
  • Frontline.

A função ainda não está disponível para todos. Isto significa que quem optar pelo plano mais barato da plataforma (Business Starter), que custa R$ 27 por mês (desconsiderando o valor promocional), não terá acesso ao recurso. Confira, a seguir, as modalidades que não têm acesso ao recurso do Google Meet:

  • Essentials Starter;
  • Essentials;
  • Business Starter.

“Esperamos que, ao disponibilizar o cancelamento de ruído a todos os participantes da reunião, ajude a melhorar a qualidade das reuniões, limitando as distrações do ruído de fundo”, afirmaram.

Ferramenta de isolamento sonoro ajuda a evitar que reuniões sejam atrapalhadas por barulhos incômodos (Imagem: Anna Shvets/Pexels)
Ferramenta de isolamento sonoro ajuda a evitar que reuniões sejam atrapalhadas por barulhos incômodos (Imagem: Anna Shvets/Pexels)

Cancelamento de ruído ajuda a evitar sons incômodos

A ferramenta é uma aliada para evitar barulhos que atrapalham as chamadas. E para quem está em home office, a função torna-se um grande aditivo na hora do trabalho. Afinal, desde que a pandemia de COVID-19 começou, muitas discussões entre equipes foram transferidas das salas de reunião para dentro de casa.

A solução ajuda em diversas situações. No meu caso, por exemplo, enfrento muitos problemas com um semáforo que fica perto da minha casa, que é sempre responsável por um buzinaço quando o trânsito está intenso. Nessas horas, o cancelamento de ruído se faz necessário para evitar que o som atrapalhe o fluxo da conversa.

Felizmente, o Google está levando o cancelamento de ruído para mais contas. Mas é importante lembrar que o recurso não faz milagres e fica desativado por padrãoPara usá-lo, basta acessar as configurações da videoconferência e escolher habilitar a opção “Cancelamento de ruído”. Simples, não?

A função está disponível para computadores e nos apps para celulares e tablets com Android e iOS. Apesar da expansão, não há previsão de lançamento da ferramenta para os demais planos. As contas gratuitas do Gmail também não têm acesso ao cancelamento de ruído do Google Meet.

Com informações: Android Police e Google Workspace Updates Blog

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados