Certificado de vacinação chega à Carteira do iPhone pelo ConecteSUS

Comprovante pode ser salvo na Apple Wallet do iPhone, assim como Cartão Nacional de Saúde; processo é feito pelo ConecteSUS

Giovanni Santa Rosa
Por

Vários estabelecimentos exigem o certificado de vacinação contra COVID-19 na entrada, e o processo pode envolver muitas situações chatas: a internet cai, o aplicativo ConecteSUS não entra, o arquivo salvo simplesmente some no meio das pastas, o papel impresso nunca está no bolso onde você colocou. Para quem tem um iPhone, isso vai ficar um pouco mais fácil, já que o documento poderá ser adicionado à Carteira.

Aplicativo Conecte SUS/Gabrielle Lancellotti
Aplicativo ConecteSUS (Imagem: Tecnoblog/Gabrielle Lancelotti)

A novidade faz parte da versão 3.4.5 do app ConecteSUS para iOS. Agora, ao exibir o Certificado de Vacina COVID-19, aparece um botão “Adicionar à Carteira da Apple”. Tocando nele, você é levado a uma página para confirmar e concluir o processo.

O certificado fica no aplicativo Carteira do iPhone ou iPad, logo abaixo dos seus cartões de crédito do Apple Pay (se você tiver). Ele conta com um QR Code para confirmar sua autenticidade.

Carteira aceita mais documentos do ConecteSUS

Não é a primeira vez que o ConecteSUS se integra às soluções da Apple. O Cartão Nacional de Saúde (CNS) pode ser adicionado à Carteira desde outubro de 2020. Ele serve de identificação para pacientes da rede pública e reúne informações como exames, atendimentos e vacinas.

Com isso, o paciente passa a depender menos do aplicativo ConecteSUS. Vale lembrar que, nos últimos meses de 2021, ele passou por instabilidades depois de ataques hacker e vários de seus serviços ficaram indisponíveis por semanas. Os usuários precisaram recorrer a apps de secretarias municipais ou estaduais, ou até mesmo ir pessoalmente a uma unidade de saúde.

Infelizmente, o cartão armazenado na Carteira é válido apenas no Brasil, não podendo ser utilizado em viagens internacionais. Mesmo assim, é uma mão na roda para quem tem iPhone. As pessoas atrás de você na fila agradecem.

Com informações: MacMagazine.

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados

Relacionados