Google pode deixar fazer anotações em sites acessados pelo Chrome

Ferramenta poderia permitir um passo além do simples "salvar na barra de Favoritos", garantindo registros feitos pelos usuários

Ricardo Syozi
Por
Google deve eliminar cookies de terceiros apenas em 2023 (Imagem: Tati Tata/Flickr)

Um novo recurso pode estar a caminho para os usuários do Google Chrome. Segundo informações encontradas por um editor do Reddit, alguns patches indicam que o navegador vai receber a opção de criar notas em sites. Assim, um possível uso seria o de selecionar um texto em uma página, clicar com o botão direito do mouse e adicionar a anotação desejada.

Ao que tudo indica, desde março de 2022, o Google vem trabalhando nessa nova ferramenta em seu navegador. De acordo com o Chromium Gerrit, patches e testes vêm sendo feitos na plataforma. A partir daí, o Redditor chamado Leopeva64-2 compilou os dados, o que o levou a acreditar fortemente no fato da novidade estar próxima.

Basicamente, você pode destacar algum texto na página. Depois, poderá clicar com o botão direito do mouse para ter a opção de adicionar uma nota. O leitor PDF do Edge permite fazer isso ao texto destacado, então essa função pode ser usada como exemplo de como as anotações poderiam funcionar no Chrome.

Leopeva64-2

O editor criou até mesmo um vídeo para exemplificar a sua ideia:

Por outro lado, o próprio Leopeva64-2 afirma que nenhum dado até o presente momento deixa claro como realmente será essa adição. Ele aponta as mudanças nos códigos do navegador nos testes. Elas dão a entender como a nova opção funcionaria, mas nada está confirmado até segunda ordem.

Painel lateral também poderá ser adicionado

Ainda segundo as informações obtidas pelo Chromium Gerrit, a nova ferramenta no navegador do Google adicionaria um painel lateral. Nele, as anotações do usuário ficariam salvas para um fácil acesso.

Esse quadro apareceria automaticamente assim que a pessoa visitasse um site cujas notas haviam sido criadas. Sendo assim, seria possível clicar em algum registro feito previamente, fazendo a página direcionar a pessoa para a parte do texto selecionado.

Obviamente, isso permitiria deletar ou editar notas feitas, tudo através das opções da barra lateral.

Por fim, vale destacar que todas essas informações sobre o novo recurso do Google Chrome ainda não foram oficializadas pela empresa. Ou seja, por enquanto, encare tudo como um rumor.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados