Windows 11 recebe ajustes contra problemas ao rodar apps de Android

Atualização do Windows Subsystem for Android (WSA) traz recursos que melhoram execução de aplicativos de Android no Windows 11

Emerson Alecrim
Por
Windows 11

A Microsoft prometeu fazer o Windows 11 rodar bem aplicativos de Android, lembra disso? Ainda que esse recurso não seja muito popular entre os usuários da plataforma, a companhia vem trabalhando para cumprir a promessa. O movimento mais recente consiste em uma atualização que aprimora o Windows Subsystem for Android (WSA).

Explicando de modo resumido, o WSA é justamente o componente que permite ao Windows 11 executar aplicativos desenvolvidos originalmente para Android.

Nesta semana, a Microsoft liberou a versão 2207.40000.8.0 do WSA, sem fazer alarde. Na verdade, essa é uma atualização inesperada. A companhia vinha liberando um update do Windows Subsystem for Android por mês e a versão de agosto (2206.40000.15.0) já estava disponível.

No último dia do mesmo mês, mais uma atualização surgiu. Ao que parece, a Microsoft antecipou a versão de setembro. Talvez porque o pacote 2207.40000.8.0 melhora sensivelmente a experiência do usuário.

Principais novidades do WSA

Comecemos pelas correções. A nova versão do WSA corrige falhas na reinicialização de aplicativos e na barra de rolagem da página de compatibilidade do Windows Subsystem for Android Settings. Essa é a área de configurações do componente.

Falando em compatibilidade, agora há um ajuste que permite que os aplicativos para Android sejam redimensionados no Windows 11, mas preservem a sua proporção. Essa é uma forma de evitar que o app fique “esticadão”.

Ainda nesse sentido, agora o WSA renderiza corretamente os avisos “toast” do Android, que surgem na tela de imediato, como se fossem “torradas saindo da torradeira”.

Apps de Android no Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Apps de Android no Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Parece que a Microsoft também está de olho no segmento gamer. Na atualização anterior, a companhia havia liberado um modo que facilita o mapeamento do teclado para comandos que, no celular, são executados com toques na tela. Na mais recente, esse recurso foi complementado com novas caixas de diálogo para o controle de jogos.

Outros atributos incluem melhorias no uso de VPNs, atualização da loja Amazon Appstore e implementação de updates de segurança do Android.

Note, porém, que o pacote ainda não foi liberado para o público em geral. Por enquanto, a atualização do WSA se limita a determinados participantes do programa de testes Windows Insider.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados