Galaxy Tab S8 e mais terão melhorias na multitarefa graças ao Android 12L

Android 12L vai otimizar o uso de até três aplicativos simultaneamente no Galaxy Tab S8 e em outros tablets da Samsung

Bruno Gall De Blasi
Por
Galaxy Tab S8+ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Os tablets da linha Galaxy Tab S8 receberão uma atualização que garante versatilidade ao usar mais de um app simultaneamente. A Samsung anunciou, nesta quinta-feira (1), a One UI 4.1.1 baseada no Android 12L, que chegará aos usuários com diversas melhorias para a multitarefa dos dispositivos. A nova versão do sistema também chegará a outros modelos da marca sul-coreana.

O update dá sequência à liberação do Android 12L iniciada em março. A nova versão do sistema é voltada para dispositivos com telas grandes, como tablets e celulares dobráveis, para melhorar a experiência de uso. Assim, os usuários têm acesso às interfaces otimizadas para notificações, configurações e mais.

O sistema chegará aos tablets da linha Galaxy S8 e outros modelos da marca. E a Samsung destacou logo de cara a nova barra de tarefas, que exibirá os botões de navegação e atalhos para abrir aplicativos. O recurso ainda fica oculto, sem ocupar espaço no display – para exibi-lo, basta arrastar o dedo da borda inferior para cima. 

“Personalize sua barra de tarefas com seus aplicativos favoritos e toque com facilidade e rapidez entre as sessões ativas”, anunciaram. “A barra de tarefas também lembra e exibe seus dois aplicativos usados mais recentemente a qualquer momento, para que você possa continuar facilmente de onde parou.”

Tablets suportarão até 3 apps simultaneamente

A função ainda facilita a execução de aplicativos simultaneamente. Para isto, o usuário só precisa tocar sobre o ícone do app desejado e arrastá-lo para o lado esquerdo, direito, superior ou inferior da tela. Ao todo, é possível dividir a tela em três, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Android 12L otimiza os recursos de multitarefa do Galaxy Tab S8 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Android 12L otimiza os recursos de multitarefa do Galaxy Tab S8 (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung informa que, para usar o recurso, é preciso ativá-lo nas configurações:

  1. Abra as configurações do sistema;
  2. Entre na página “Recursos avançados”;
  3. Vá em “Labs”;
  4. Ative a opção “Deslize para tela dividida”.

Também é possível criar conjuntos de apps para serem executados simultaneamente. Seguindo a mesma lógica, o sistema permite agrupar até três aplicativos em um ícone que ficará posicionado na barra de tarefas. Ao selecioná-lo, os programas serão executados lado a lado, conforme foi organizado pelo usuário.

Atualização chegará ao Galaxy Tab S8 e mais

A atualização traz outras melhorias, como a possibilidade de ocultar janelas flutuantes no Calendário e outros apps compatíveis. Para isto, basta tocar e segurar fora do pop-over. Em seguida, você poderá ver o que estava sobrepondo detalhes de um evento.

One UI 4.1.1 possui gesto para ocultar janelas sobrepostas (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 4.1.1 possui gesto para ocultar janelas sobrepostas (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung não informou quando a atualização chegará aos usuários. Em nota, a fabricante informou que “o Android 12L será disponibilizado para tablets Galaxy, incluindo, entre outros, as linhas Tab S8, Tab S7, Tab S7 FE, Tab S6, Tab S6 Lite e Tab Active 3”. O calendário de distribuição do update no Brasil também é um mistério. 

Com informações: Samsung

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados