Waze fora do ar: problemas afetam rotina de motoristas da Uber nesta terça (6)

Relatos de várias partes do mundo dizem que o Waze apresenta erros nesta manhã; mesmo com internet, aplicativo diz não haver conexão de rede

Giovanni Santa Rosa
Por

O Waze caiu para diversas pessoas nesta terça-feira (6). A instabilidade nos serviços do aplicativo de mapas e navegação vem sendo sentidas desde o período da manhã, e usuários relatam que a plataforma está fora do ar no Android e iPhone (iOS). A empresa diz que a situação afetou alguns mercados no mundo, incluindo o Brasil, mas que o problema já foi resolvido.

Waze para Android
Waze para Android (Imagem: Tecnoblog)

Waze caiu por volta das 8h

Um pico de reclamações no DownDetector, site que monitora o funcionamento dos principais serviços online, mostra que o Waze começou a apresentar problemas logo no início da manhã, a partir das 7h. Pouco depois das 8h, houve um pico de reclamações e uma queda em seguida.

Gráfico de reclamações do Waze
Gráfico de reclamações do Waze (Imagem: Reprodução / DownDetector)

Por causa do problema, o aplicativo diz não haver conexão de rede, mostrando a mensagem “No network connection”. Isso acontece mesmo quando o celular está conectado perfeitamente, segundo a maioria dos relatos.

Nas redes sociais, há usuários de outros países também enfrentando problemas, como Reino Unido, México e Malásia, entre outros. Tudo indica que a falha é global.

No Twitter, alguns relatos também mostram preocupação com o Uber. Apesar de os dois apps contarem com integração, os motoristas podem usar o próprio aplicativo da empresa para guiar as viagens.

Uma alternativa é o Google Maps, que aparentemente não enfrentou problemas nesta terça, apesar de ser da mesma empresa que o Waze.

Ao Tecnoblog, o Waze enviou o seguinte comunicado, por meio de sua assessoria de imprensa:

A instabilidade do Waze já foi resolvida e o app está operando normalmente. A situação afetou alguns mercados, incluindo o Brasil, na manhã de hoje, dia 6.