Windows 11 recebe 2022 Update com abas no Explorador de Arquivos e mais

Windows 11 2022 Update foi liberado para os usuários nesta terça-feira (20); atualização traz Sessões de Foco e novidades no Menu Iniciar

Yan Avelino
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Atualização 22H2 do Windows 11 agora conta com abas no Explorador de Arquivos

Nesta terça-feira (20), a Microsoft liberou uma nova versão do Windows 11 — o 2022 Update, também conhecido como Sun Valley 2. A atualização traz novidades voltadas para a otimização de tarefas e na segurança do sistema; o grande destaque é, sem sombra de dúvida, a chegada das abas no Explorador de Arquivos, algo bastante pedido pelos usuários.

O recurso funciona de forma semelhante ao de qualquer navegador: na barra superior, é possível alternar entre diferentes pastas abertas dentro de uma única janela. Ao clicar sobre uma pasta com o botão direito do mouse, surgirá a nova opção para abri-la em uma nova aba. No entanto, a função só estará disponível em outubro.

Outra novidade que chegou com a atualização foram as Sessões de foco (Focus sessions). A partir de agora, o usuário poderá definir um tempo determinado para concentrar e ativar um timer.

Ao iniciar a contagem, o sistema ativará o modo Não Perturbe de forma automática, silenciando todas as notificações. De acordo com a Microsoft, o intuito da função é diminuir as distrações para ajudar os usuários a terminarem suas tarefas o quanto antes.

Focus sessions chegam para ajudar os usuários a se concentrarem melhor em suas tarefas
Focus sessions chegam para ajudar os usuários a se concentrarem melhor em suas tarefas. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Quanto à segurança de seus consumidores, a gigante de Redmond anunciou o novo Smart App Control (ou “Controle Inteligente de Aplicativo” em tradução livre).

A ferramenta usufrui da inteligência artificial para proteger os usuários de aplicativos suspeitos que contenham malwares e ransomwares, por exemplo.

Segundo a companhia, a solução identificará quando as pessoas inserirem suas credenciais em um aplicativo ou site mal-intencionado e as alertará. Para ter acesso a esse recurso, contudo, é preciso fazer uma instalação limpa do Windows 11.

Smart App Control usa IA para detectar possíveis ameaças ao dispositivo
Smart App Control usa IA para detectar possíveis ameaças ao dispositivo. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Atualização tem novos recursos para quem usa a câmera

Para quem realiza chamadas de vídeo rotineiramente, eis uma boa notícia: o Windows 11 agora conta com o Windows Studio Effects. De acordo com a Microsoft, será possível melhorar o áudio e a imagem durante uma chamada.

Além disso, o app conta com recursos interessantes. Alguns destaques, são: os efeitos de câmera, que conseguem desfocar o fundo nativamente; compressão de ruídos externos, deixando mais evidente a voz de quem estiver falando; e enquadramento automático, que faz a câmera deixar o usuário sempre no centro do plano.

Windows Studio Effects promete dar uma forcinha para quem faz chamadas de vídeo
Windows Studio Effects promete dar uma forcinha para quem faz chamadas de vídeo. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Quem também está presente nessa nova versão do Windows é o editor de vídeos ClipChamp. A Microsoft diz que, com ele, é possível editar vídeos de forma simples, fácil e rápida. O app, vale ressaltar, possui funções básicas, como aplicar efeitos, templates, transições e mais.

Nova versão do Windows 11 agora conta com o editor de vídeos ClipChamp
Nova versão do Windows 11 agora conta com o editor de vídeos ClipChamp (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Menu Iniciar personalizável, acessibilidade e mais

Há outras melhorias no 2022 Update, como pontua a Microsoft:

  • Menu Iniciar personalizável: como já havíamos adiantado, a partir desta atualização, é possível criar e organizar pastas na área de aplicativos fixados. Dá para adicionar mais apps, reorganizar e remover apps como quiser.
  • Novos gestos de toque: caso use um aparelho compatível — que se transforme em um tablet, por exemplo — será possível usar novos gestos, como o de deslizar para cima para abrir o menu Iniciar.
  • Live captions em todo o sistema: agora será possível ver uma transcrição automática de vídeos e podcasts, por exemplo, na tela. Este recurso pode ser útil especialmente para deficientes auditivos.
  • Controle por voz: a própria Microsoft confessou que a função ainda não foi concluída, mas liberou uma “prévia” nessa atualização. Com o Voice Access, dá para controlar o dispositivo apenas usando a voz, sem precisar teclar ou usar o mouse.
Live captions prometem transcrever todo áudio que for reproduzido para um melhor entendimento
Live captions prometem transcrever todo áudio que for reproduzido para um melhor entendimento. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Como atualizar para a nova versão do Windows 11?

Caso você já esteja usando uma versão mais atualizada do Windows 11, é simples acessar a versão disponibilizada hoje: basta verificar a seção Windows Update nas Configurações do seu computador.

Talvez o aviso de atualização não apareça para você, mas não se preocupe: a Microsoft diz que seu processo de lançamento é gradual e pode demorar um pouco.

Agora, se o seu dispositivo estiver rodando o Windows 10 e você quiser pular para a mais nova atualização, vale checar a seção Windows Update. Antes disso, contudo, é válido ressaltar que nem todos os aparelhos com Windows 10 podem atualizar para o 11.

Se você prefere continuar no Windows 10, tudo bem: a Microsoft prometeu oferecer suporte até outubro de 2025.

Com informações: Windows Experience Blog

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados