Lembretes do calendário do Google estão com os dias contados

Google vai mover lembretes para o Google Tarefas; plataforma ganhará atalho no Gmail para você nunca se esquecer de conferir aquele email importante

Bruno Gall De Blasi
Por
Google Agenda (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google anunciou, nesta terça-feira (20), o fim dos Lembretes em seu calendário. Com a mudança, a ferramenta de avisos será migrada para o Google Tarefas, que também pertence à suite Workspace. O aplicativo de “to do” também vai ganhar um novo botão para transformar emails do Gmail em afazeres.

O comunicado foi divulgado no blog da marca. Na publicação, a companhia afirmou que, em breve, irá simplificar a sua solução de gerenciamento de tarefas ao mover os lembretes do Google Agenda para o Tarefas. Assim, os usuários poderão conferir e controlar todas as informações em um único lugar.

“A solução ideal encontra você onde seus pensamentos e seus momentos produtivos acontecem – esteja você trabalhando em seu laptop, fazendo uma lista de tarefas em seu telefone ou apenas precisando de uma maneira de capturar pensamentos em movimento”, anunciaram. “É por isso que estamos tornando mais fácil para nossos produtos trabalharem melhor juntos, não importa onde ou como você trabalha.”

Atualização chegará nos próximos meses

Apesar do anúncio, as mudanças não serão imediatas. O Google afirmou que, “nos próximos meses”, os usuários serão recepcionados com uma notificação para testar o Tarefas. Este aviso será emitido ao criar um lembrete com o Google Agenda ou com o Assistente pelo celular ou computador.

“Basta abrir a notificação para mover seus lembretes para o Google Tarefas e gerenciar todas as suas tarefas em um só lugar”, afirmaram.

Vale lembrar que o Google Tarefas pode ser acessado pelos serviços do Workspace no computador e pelo app próprio para celulares:

Gmail ficará ainda mais integrado ao Tarefas (Imagem: Reprodução/Google)
Gmail ficará ainda mais integrado ao Tarefas (Imagem: Reprodução/Google)

Google Tarefas fica mais próximo do Gmail

A medida irá oferecer um papel de protagonismo ao Tarefas. Além da migração, a empresa destacou algumas novas funções para incrementar a produtividade com a plataforma, como um atalho para criar um lembrete para um e-mail recebido. Para isto, basta apertar o botão “Adicionar ao Tarefas” no próprio Gmail. 

Os usuários também poderão criar lembretes pelo Assistente. Com esta integração, o usuário só precisa usar comandos de voz, como “me lembre de ligar ao meu pai toda quinta-feira às 18h”. Em seguida, a nova inserção será levada ao Tarefas para você não se esquecer de nenhuma ação importante no dia a dia.

Com informações: Android Authority e Google (Blog)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados