Windows 11 alerta se você digitar a senha no bloco de notas; saiba ativar

Mesmo sendo conveniente, deixar senhas em apps como o bloco de notas não é muito seguro; o Windows 11 te ajuda a inibir essa prática

Ricardo Syozi
Por
Logotipo do Windows 11

Com a atualização 22H2 do Windows 11, os usuários acabam de ganhar uma nova maneira de proteger um de seus dados mais importantes: a senha. O novo recurso de segurança se chama Enhanced Phishing Protection, que faz um alerta sempre que a pessoa digita a palavra-chave em aplicativos inseguros como o bloco de notas. Contudo, essa opção precisa ser acionada manualmente.

A Microsoft estava trabalhando nessa ferramenta há bastante tempo, com informações circulando desde abril de 2022. Assim, com o update mais recente do Windows 11, os usuários já podem ativar esse recurso de proteção.

Funciona assim: ao usar o Enhanced Phishing Protection, sempre que o indivíduo digitar sua senha do Windows em um local considerado inseguro, o sistema vai perceber e acionar um alerta. Em seguida, esse aviso vai pedir para que o dado seja removido ou, até mesmo, alterado o quanto antes.

Além disso, não é só o bloco de notas que é tratado como arriscado pela empresa. Sinclaire Hamilton, Gerente de Produtos de Segurança da Microsoft, explicou mais sobre o assunto:

O SmartScreen identifica e protege contra a entrada de senha corporativa em sites ou aplicativos de phishing relatados, conectando-se a sites de phishing, reutilização de senha em qualquer aplicativo ou site e senhas digitadas em aplicativos Notepad, Wordpad ou Microsoft 365.

Atualmente, os navegadores que funcionam com essa função são o Google Chrome e o Microsoft Edge. O Mozilla Firefox não apresentou esse alerta.

Como ativar o Enhanced Phishing Protection

É importante lembrar que o recurso de proteção de senhas não está ativado de forma padrão no Windows 11. Ou seja, a pessoa precisa fazer tudo manualmente para garantir o uso da ferramenta. Se faz necessário logar no Windows com sua conta e senha, pois não dá para usar o Windows Hello para isso.

A partir daí, é só seguir esses passos:

  1. Vá para o menu “Iniciar”;
  2. Clique em “Configurações”;
  3. Abra as opções de “Privacidade e segurança”;
  4. Vá para “Segurança do Windows”;
  5. Clique em “Controle de aplicativo e navegador”;
  6. Selecione “Proteção baseada em reputação”;
  7. Ative as opções de “Proteção contra phishing”;
  8. Por fim, você deverá deixar ativado: “Avisar-me sobre a reutilização de senha” e “Avisar-me sobre o armazenamento de senha não seguro”.

Em suma, essa atualização do Windows 11 é bastante útil. Algo a mais para auxiliar o indivíduo no quesito proteção de seu computador e de seus dados.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados