Facebook testa função de assinatura que deixa posts exclusivos por um tempo

Recurso em teste pelo Facebook permite a assinante ter acesso antecipado a conteúdo por um dia, 48 horas ou uma semana

Emerson Alecrim
Por
Logotipo do Facebook

Você pagaria para ter acesso antecipado a uma publicação? O Facebook aposta nessa ideia. A rede social vem testando uma função que permite a criadores de conteúdo liberar postagens apenas a assinantes durante um período. Essa fase de exclusividade pode durar um dia, 48 horas ou até uma semana.

Anos atrás, você precisaria ter um site ou blog para publicar seu conteúdo. Hoje, é fácil fazer isso em redes sociais. LinkedIn, Twitter e até Instagram estão repletos de publicações expressando opiniões, divulgando ideias, contando histórias, promovendo produtos e assim por diante.

O Facebook também, é claro. Embora a plataforma já não seja tão requisita pelos jovens, ela continua tendo um volume considerável de usuários. É aí que a proposta de assinaturas ganha sentido.

No início da semana, o músico e entusiasta de mídias sociais Jonah Manzano descobriu que o Facebook liberou um recurso de acesso antecipado a publicações para assinantes.

A nova opção pode ser ativada facilmente. No momento da postagem, o criador só precisa escolher se o conteúdo será liberado publicamente, somente para assinantes ou com acesso antecipado para esta última categoria.

Se escolher acesso antecipado, o próximo passo consiste apenas em definir o período de duração da exclusividade. A captura de tela divulgada por Manzano mostra três opções: 24 horas, 48 horas e uma semana. Depois do intervalo escolhido, o conteúdo é liberado publicamente, é claro.

Acesso antecipado a conteúdo no Facebook (imagem: Twitter/Jonah Manzano)
Acesso antecipado a conteúdo no Facebook (imagem: Twitter/Jonah Manzano)

Assinaturas no Facebook

O Facebook oferece opções de assinatura há anos. O recurso permite que criadores de conteúdo obtenham receita com as suas publicações, desde que atendam a alguns requisitos.

A nova funcionalidade aparece como um incremento importante. Com o acesso antecipado, o criador de conteúdo premia os apoiadores, mas não precisa “negligenciar” quem não é assinante.

Isso pode resultar até em mais assinantes. Se uma pessoa gostar do conteúdo de um criador, talvez aceitará fazer uma assinatura se perceber que, com isso, terá acesso mais cedo ou exclusivo a publicações.

Para o Facebook, os benefícios são um tanto óbvios. Assinaturas geram mais publicações, que levam a mais engajamento, que resultam em usuários ficando mais tempo dentro da rede social.

Note, porém, que o recurso ainda está em fase de testes. Aparentemente, apenas alguns usuários têm acesso à novidade. Ainda não está claro quando ou se o Facebook tornará o acesso antecipado uma funcionalidade oficial.

Mas podemos esperar por isso. Basta levarmos em conta que a rede social vem incrementando os recursos para criadores de conteúdo. Uma das novidades mais recentes permite que um usuário convide rapidamente amigos ou seguidores para acompanhar a página de um criador de conteúdo.

Com informações: Social Media News.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados