App do Itaú fica fora do ar nesta sexta-feira (30); há problemas no login

Aplicativo do banco ficou indisponível desde às 6h; em novo comunicado por volta das 11h, o Itaú informou que o app para Android e iPhone voltou a funcionar

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 6 meses
Fachada do banco Itaú (Imagem: thomashobbs / Flickr)

Clientes do Itaú enfrentaram dificuldades para fazer login no app do banco para Android e iPhone. Na manhã desta sexta-feira (30), a plataforma ficou fora do ar, impedindo o acesso ao extrato, opções para fazer Pix e outros serviços. Em nota enviada às 11h25, a instituição financeira afirmou que o aplicativo já voltou a funcionar.

O problema atingiu o acesso à conta pelo aplicativo. Ao usá-lo pelo iPhone (iOS), os usuários eram recepcionados pelo erro “Ops! Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”. Pelo Android, o app retornou o seguinte alerta: “Houve um erro inesperado, por favor, tente novamente”.

O aviso impossibiliou o acesso às funções do banco. Durante os meus testes, não consegui sequer digitar a senha ou usar a biometria para entrar no aplicativo. A única exceção ficou pelo iToken que, acessado pela tela inicial, me ofereceu os códigos aleatórios de seis dígitos que também podem ser utilizados pelo internet banking.

Itaú fica fora do ar nesta sexta-feira (30) (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Itaú fica fora do ar nesta sexta-feira (30) (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Indisponibilidade começou às 6h

Segundo o Down Detector, as queixas começaram a surgir por volta das 6h. No geral, os comentários questionaram a impossibilidade de acessar o aplicativo da instituição financeira. O mapa de calor também indicou que boa parte das reclamações se concentram em Brasília, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os usuários também relataram o incidente pelo Twitter nesta sexta-feira (30). Confira algumas publicações:

Aplicativo do Itaú já voltou a funcionar

O problema foi bem incômodo. Como hoje é o último dia útil da semana, muitos se preocuparam com os pagamentos que precisam ser feitos ainda nesta sexta-feira (30). Mas o Itaú já resolveu o problema:

“O Itaú Unibanco informa que o acesso aos seus canais digitais para correntistas foi normalizado na manhã desta sexta-feira (30)”, informaram em nota ao Tecnoblog. “O problema foi causado por uma atualização sistêmica interna. O Itaú pede desculpas aos seus clientes.”

A causa da indisponibilidade, porém, não foi informada.

Atualizado às 11h33 com o novo posicionamento do Itaú para informar que o incidente foi resolvido.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Repórter

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Relacionados