Como funciona a conta do Nubank?
A conta do Nubank não tem taxa de manutenção, funciona inteiramente pelo celular, e até quem tem o nome sujo pode abrir uma
A conta do Nubank não tem taxa de manutenção, funciona inteiramente pelo celular, e até quem tem o nome sujo pode abrir uma
Além do famoso cartão de crédito roxinho, o Nubank também oferece uma conta. Ela tem quase tudo que você encontra em outras contas bancárias e não cobra tarifas de manutenção, mas você precisa pagar para sacar em caixas eletrônicos. Além disso, conta com diferenciais como rendimento automático e as funções Guardar Dinheiro e Caixinhas. A seguir, explicamos como funciona a conta do Nubank.
A conta do Nubank oferece quase todos os recursos de uma conta corrente tradicional. É possível:
O produto ainda oferece alguns diferenciais, como o rendimento automático a 100% do CDI, para depósitos com mais de 30 dias; a função Guardar Dinheiro, que permite separar uma parcela do saldo da conta e as Caixinhas, que servem para economizar com fins específicos, como uma compra ou uma viagem, por exemplo.
No entanto, ela ainda tem algumas limitações em relação a outras contas. Pagar tributos pode ser um problema. Alguns estados não enviam mais boletos para pagamento do IPVA, por exemplo. Em outros bancos, é possível acessar a fatura pelo sistema da própria instituição financeira. No Nubank, não dá.
Oficialmente, a conta do Nubank não é uma conta corrente nem uma conta poupança. Ela é uma conta de pagamento.
Para o cliente, muda pouca coisa: os recursos e funções são bastante parecidos com o de uma conta corrente. Nos bastidores, a regulamentação define algumas obrigações diferentes.
O dinheiro depositado fica separado do patrimônio do Nubank. Ele não pode ser usado em empréstimos para outros clientes e empresas, apenas para aplicações em Títulos Públicos Federais.
A conta do Nubank rende 100% do CDI a partir de 30 dias do depósito.
CDI é o nome dado à taxa dos certificados de depósitos interbancários, operações feitas entre bancos. O que você precisa saber é que o CDI acompanha de perto a taxa Selic, o juro básico da economia brasileira, definido pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
No entanto, esse rendimento só fica disponível a partir do 31º dia em que o valor está na conta. Um exemplo para você entender como funciona a conta do Nubank:
É importante saber também que existe um desconto nos rendimentos por causa dos impostos. A alíquota de imposto de renda, no caso, segue a tabela da renda fixa:
É fácil. Ao abrir o app do Nubank, o saldo da conta é o primeiro item que aparece.
Pode ser que ele esteja oculto, porém. Neste caso, toque no ícone de olho que fica na parte superior direita da interface — é um controle para esconder ou mostrar as informações.
Você pode ainda tocar na seção Conta para ver mais detalhes sobre o saldo, como quanto dinheiro você tem guardado e o rendimento da conta.
Sim. A conta do Nubank não tem taxa de manutenção. Nem todos os serviços são gratuitos, porém. O saque nos caixas eletrônicos, por exemplo, é cobrado.
Por ser uma conta de pagamento, o dinheiro da sua conta fica separado do patrimônio do Nubank e é investido em Títulos Públicos Federais. Isso significa que, se o Nubank quebrar, seu saldo estará protegido. Além disso, ele não é emprestado para outros clientes ou empresas, nem usado em investimentos de risco.
A conta tem outra opção de depósito: os RDBs do Nubank. A dinâmica é exatamente a mesma para o cliente, mas os bastidores mudam um pouco.
Neste caso, você está emprestando dinheiro para o próprio Nubank, que devolve com o rendimento de 100% do CDI. Os RDBs contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade criada pelos bancos para ressarcir os clientes caso um banco vá à falência.
O Nubank coloca três requisitos para abrir conta: ter 18 anos ou mais, morar no Brasil e ter um smartphone compatível com o aplicativo do banco (Android 4 ou superior, ou iOS 9 ou superior).
Para ter a conta, a empresa não faz análise de crédito, o que significa que mesmo quem tem nome sujo pode usar o produto. O processo de abertura de conta é todo feito no app do Nubank.
Não. Como o Nubank explica em seu site, a conta do Nubank e o cartão de crédito são produtos diferentes. Para abrir a conta, não há análise de crédito, mas para o cartão de crédito, sim.
A empresa diz que abrir a conta pode ajudar a conhecer melhor o cliente e, futuramente, ajustar os critérios de aprovação.
Não. O Nubank oferece apenas uma conta de pagamentos. Mesmo assim, ela oferece recursos que podem ser suficientes para substituir uma poupança.
A conta do Nubank tem rendimento automático maior do que a poupança, e a função Guardar Dinheiro serve para quem prefere separar o dinheiro para gastar do dinheiro para uma emergência ou para compras futuras, por exemplo.
Sim. O Nubank oferece contas para pessoas jurídicas. No entanto, no momento, ela só está disponível para empresas unipessoais (MEIs, MEs e Eirelis) e para empresas com só um sócio-administrador.
Para depositar, as opções são fazer um Pix de outra conta, fazer um TED (alguns bancos cobram por esse serviço) ou gerar um boleto de depósito e pagá-lo.
Para sacar, é possível usar o cartão em caixas da rede Banco24Horas (há cobrança de tarifa) ou fazer Pix Saque.
Com informações: Nubank.