Lenovo mostra notebook com tela que aumenta de tamanho; você compraria?

Produto aparece em vídeo do Lenovo Tech World, mesmo evento em que a Motorola apresentou o seu protótipo de smartphone com tela rolável

Felipe Freitas
Por

Algo passou despercebido na terça-feira (18), quando a Lenovo mostrou o protótipo do smartphone com painel rolável da Motorola. Sem aprofundar nos detalhes, a marca chinesa mostrou também um notebook com tela “rollable” — mas não nas mãos de um funcionário.

(Imagem: Reprodução/Lenovo)
(Imagem: Reprodução/Lenovo)

Notebooks com telas dobráveis já não são tão novos assim. A própria Lenovo já conta o Thinkpad X1 Fold, enquanto a Asus tem o Zenbook 17 Fold. Logo, as primeiras precisam dar o próximo passo tecnológico, apresentando novos formatos de dispositivos. E tela rolável deve ser a próxima aposta.

Tela rolável e você: rola ou não rola?

Displays dobráveis e roláveis tem alguns pontos em comum: fornecer maior mobilidade com o produto e uso em aplicações multitarefas. Mas, na teoria, uma tela rolável permite o desenvolvimento de produtos mais leves, ganhando dos foldables na praticidade de transportar o seu notebook ou smartphone.

Veja o Galaxy Z Fold 4: ele pode ser compacto quando está “fechado”, mas fica bem grosso no bolso. O mesmo é verdade quando falamos do Thinkpad X1 Fold. O laptop com tela rolável mostrado no vídeo da Lenovo parece manter o tamanho “normal” de um notebook.

No final, o que importará mesmo para rolar (perdão) um interesse do consumidor com o produto é a sua funcionalidade. Pegando por exemplo um designer, uma tela rolável, aumentando verticalmente, é útil para a produção de um cartaz ou na diagramação de páginas — o mesmo vale para um jornalista escrevendo um texto mais longo.

As demonstrações de displays roláveis da Lenovo é bem oportuno, claro — foram realizadas durante o Lenovo Tech World, evento no qual a empresa precisa agradar investidores e o público. Entretanto, ela não é a única a acreditar na tecnologia

Fabricantes apostam em novo formato de telas

A Samsung está bem consolidada com os seus dobráveis, o Galaxy Z Fold atende quem precisa de um tablet e um smartphone, enquanto o Z Flip, além de nostálgico, agrada quem busca um celular compacto. Porém, ela e outras empresas, incluindo a sua conterrânea LG e a chinesa Oppo, desenvolvem seus dispositivos com telas roláveis.

Ainda sobre a Samsung, neste ano ela divulgou um vídeo mostrando dois conceitos de smartphones com tela roláveis (sem falar nos novos formatos de dobráveis).

Em 2021, a LG mostrou na CES o LG Rollable. A fabricante prometeu que ele chegaria no mesmo ano, mas acabou encerrando a sua divisão de smartphones. Contudo, isso não quer dizer que a empresa, uma empresa com forte presença no mercado de TVs e telas, tenha desistido da ideia.

Já a chinesa Oppo apresentou o smartphone com tela rolável X 2021, com lançamento previsto para o próximo ano. Alguns influencers de tecnologia tiveram acesso ao protótipo do dispositivo — que aparenta mesmo ser o modelo com mais chances de estrear no mercado. 


Com informações: The Verge

Receba mais sobre Lenovo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados