iOS 16.2 vai chegar ainda este ano para iPhones com novo app Freeform

Nova atualização do sistema operacional da Apple está disponível em versão beta para desenvolvedores desde a última terça-feira (25)

Paula Alves
Por
Ícone do iOS

Lançado em versão beta um dia após o lançamento oficial do iOS 16.1, o iOS 16.2 parece que também chegará publicamente em breve no iPhone. Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a atualização do sistema ficará disponível ainda esse ano, em meados de dezembro, para todos os usuários de smartphones compatíveis. Além dela, iPadOS 16.2 também deve chegar nos tablets da empresa, na mesma época.

O iOS 16.1 mal deu as caras e seu sucessor já vem aí. Apesar de, no geral, não haver grandes mudanças entre as atualizações do sistema, o iOS 16.2 será lançado com algumas novidades que já haviam sido anunciadas pela Apple, mas que ainda não tinham sido disponibilizadas em sua primeira versão.

Entre elas está o widget de Sono, que poderá ser adicionado à tela de bloqueio do smartphone e permitirá que o usuário acompanhe melhor como foi sua noite.

Funcionando em conjunto com aplicativos que fazem essas medições ou mesmo com o Apple Watch, o widget terá três diferentes visuais, que podem ser escolhidos de acordo com o que o usuário quiser monitorar: tempo dormido ou qualidade do sono.

Freeform é aplicativo colaborativo e de produtividade

iOS 16.2 vai chegar ainda este ano para iPhones com novo app Freeform / Apple / Divulgação
Freeform da Apple (Imagem: Divulgação / Apple)

O grande destaque da nova atualização, no entanto, é o app Freeform, um espaço que se assemelha a um quadro em branco e permite que várias pessoas colaborem em um projeto em desenvolvimento.

Qualquer adição ou edição feita a esse trabalho é vista por todos os usuários em tempo real, de maneira que eles possam construir em conjunto e, em simultâneo, qualquer tipo de apresentação. Para isso, eles podem escrever ou desenhar na tela da forma como quiserem, podendo usar a Apple Pencil para expressar suas ideias.

Além disso, caso queiram, eles podem também adicionar arquivos dos mais diferentes formatos à apresentação, sejam eles imagens, vídeos, áudios, PDFs, documentos ou links da web. Ao fazerem isso, o trabalho é atualizado automaticamente e todos os colaboradores podem visualizar a inserção no mesmo momento na tela, sem precisar sair do quadro.

Com uma dinâmica que parece ser especialmente útil para apresentações em grupo de trabalho ou escola, o Freeform já pode ser testado por desenvolvedores ou early adopters nas versões beta do iOS 16.2, iPadOS 16.2 e macOS Ventura 13.1.

Novidades do iOS 16 (Imagem: Divulgação/Apple)
Novidades do iOS 16 (Imagem: Divulgação/Apple)

Vale lembrar que o iOS 16 e todas as atualizações do seu sistema são compatíveis e gratuitos para modelos de celulares da Apple iguais ou superiores ao iPhone 8. Modelos mais antigos não receberão os updates.

Se ainda assim você está na dúvida se o seu aparelho se enquadra nessa seleção, vale conferir a lista completa de modelos de iPhone que receberam a atualização e poderão desfrutar de suas próximas versões.

Com informações: MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados