Microsoft Edge Drop transfere arquivos, notas e até screenshots entre PCs

Recurso Drop do Microsoft Edge também permite transferir arquivos, notas e capturas de tela com macOS e Android

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 meses
Microsoft Edge Drop (imagem: Windows Latest)

A Microsoft está determinada a fazer do Edge um dos navegadores mais relevantes do mercado. Uma das apostas para isso é o recurso Edge Drop, que permite transferir arquivos entre Windows, Android e macOS com um arrastar do mouse. Na atualização mais recente, a novidade permite até transferência de capturas de tela (screenshots).

Antes, o que é Edge Drop?

Se você nunca ouviu falar desse recurso, não se preocupe. A Microsoft não tem feito alarde para promover o Edge Drop. Além disso, estamos falando de uma função que foi introduzida no navegador em maio deste ano e, desde então, está em teste.

Não é difícil entender a proposta. Com o Drop ativado, você pode compartilhar rapidamente arquivos e notas entre os dispositivos que têm o Edge instalado.

Parece funcionar bem. Só é preciso arrastar os arquivos que você deseja transferir. Também é possível usar o recurso para armazenar arquivos nas nuvens. Eles são movidos para o OneDrive. A ferramenta até mostra a capacidade de armazenamento disponível por lá, bem como o espaço já usado.

Os arquivos enviados ao Edge Drop podem ser acessados em qualquer computador, basta que ele tenha o navegador instalado e, claro, o usuário tenha ativado a sua conta Microsoft nele.

No momento, o recurso é compatível com as versões do Edge Canary (de testes) para Windows, macOS e até Android. A novidade também pode ser uma boa opção para transferir arquivos de e para o celular, portanto.

Agora com captura de tela

Na atualização mais recente, o Edge Drop ganhou uma função de captura de tela da página web aberta no navegador. É possível gerar screenshots de toda a página ou apenas de uma área específica.

Em seguida, é possível editar a imagem, ali mesmo no navegador. Pode-se ofuscar texto, inserir avisos escritos, entre outros. Depois, é só enviar a captura de tela ao Drop para que ela seja acessada a partir de outros dispositivos.

Neste ponto, é válido destacar que o Microsoft Edge já permite captura de tela parcial de páginas via comando Ctrl + Shift + S (Cmd + Shift + S, no macOS). Mas, como observa o MSpoweruser, essa função não captura a barra lateral do navegador. No Edge Drop, a barra aparece no screenshot.

Captura de tela parcial via Edge Drop (imagem: Windows Latest)
Captura de tela parcial via Edge Drop (imagem: Windows Latest)

O Edge Drop ainda não chegou para todos

O Drop aparece como um botão com o símbolo de um avião de papel na barra lateral do Microsoft Edge. Trata-se de uma área que mostra atalhos para aplicativos e funções dentro do próprio navegador, como Pesquisar e o próprio Drop.

Se a barra não aparece para você, basta ativá-la acessando o menu do Edge e indo em Configurações / Aparência / Mostrar barra lateral.

Note, porém, que o Edge Drop é um recurso experimental, razão pela qual ainda não está disponível na versão final do navegador. Por ora, a Microsoft testa o recurso com um grupo selecionado de usuários do Edge Canary.

Mas esperemos que a Microsoft faça um “liberou geral” em breve. O Drop não vai mudar a vida de ninguém, mas é um recurso que pode ser realmente útil, para muita gente.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados