Google expande cobertura de previsão de alagamentos para o Brasil

Flood Hub monitora bacia de rios para informar aos usuários riscos de alagamento e nível da água

Felipe Freitas
Por
Página inicial do Google
Página inicial do Google (Imagem: Nathana Rebouças / Unsplash)

O Google divulgou nesta quarta-feira (2) que o sistema de previsão de alagamentos está disponível no Brasil. A ferramenta observa a bacia de diversos rios no país, monitora a elevação da água e permite que usuários informem a “altura da enchente” na sua região. O recurso também estima quanto que o nível de água pode variar nas horas seguintes.

Além do Brasil, o Google divulgou que a ferramenta foi disponibilizada em mais 17 países. O Flood Hub, nome do serviço, foi lançado em 2021 para a Índia e Bangladesh. Agora também está disponível para África do Sul, Angola, Burkina Faso, Camarões, Chade, Colômbia, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Libéria, Malawi, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão do Sul e Sri Lanka.

Mapa do Google monitora bacias de rios brasileiros

O Flood Hub possui marcações de pontos de interesse em alguns rios brasileiros. Usando Santa Catarina como exemplo, o rio Canoas e o rio Uruguai estão, em alguns trechos, com um marcador nos pontos em que eles banham cidades. Esse marcador muda a sua coloração com base no nível do rio, sendo que amarelo indica um risco e vermelho uma área de perigo.

Testando a funcionalidade, não foi possível ver o nível de alguns rios brasileiros. Na Nigéria, em um rio com marcação vermelha, o Flood Hub abriu um cartão mostrando o nível das águas em um gráfico. No topo, um texto indicava que a previsão é de continuar subindo.

Google anuncia Flood Hub no Brasil (Imagem: Reprodução)
Google anuncia Flood Hub no Brasil (Imagem: Reprodução)

Ao conseguir monitorar em tempo real e entregar a previsão do nível das águas, a ferramenta pode auxiliar governos a preparar serviços de emergências. Além, é claro, de informar a população a escapar da área. Não foi possível descobrir se a ferramenta é capaz de prever uma elevação rápida do nível do rio — uma situação que pega as autoridades e a população desprevenidas.

A funcionalidade está disponível para smartphones Android e iOS com o Google Search instalado. No vídeo em que ensina os usuários a utilizar a ferramenta, podemos ver que há também uma função de informar como está o nível da água na região do usuário. 

O método adotado pelo Google para que o usuário informe o nível da água é bem prático e de fácil compreensão. Auxiliada por uma arte de um corpo humano, a pessoa afetada pela enchente arrastará um botão para indicar até que parte do corpo a água está chegando. 

Com informações: Google e Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados