Após 4 meses, Samsung Galaxy A52s recebe atualização de segurança

Em relatos na Comunidade do TB e Samsung Members, usuários reclamaram que estavam há meses sem a atualização

Felipe Freitas
Por
Samsung Galaxy A52s (Imagem: Divulgação/Samsung)

O smartphone Galaxy A52s, lançado em 2021, finalmente recebeu a atualização mensal de segurança — algo que não acontecia desde julho. Durante esse tempo, usuários reclamaram da situação no serviço Samsung Members e até na Comunidade do TB. O update traz o patch de setembro.

A Samsung promete um suporte de pelo menos três anos nesse celular. Portanto, o Galaxy A52s receberá updates até 2024. O One UI 5, baseado no Android 13, chegará para o smartphone ainda neste mês — e deve trazer o patch de segurança de outubro.

Atualização de segurança: antes cedo do que tarde

É repetitivo dizer que usamos o celular para tudo. Entretanto, é preciso relembrar que esse hábito de uso faz com que milhares de dados sensíveis sobre a nossa vida se encontrem no dispositivo. Por isso, é fundamental receber (e instalar) as atualizações de segurança dos smartphones. Desse modo, o usuário fica com o seu celular protegido e, em teoria, sem vulnerabilidades. 

No Samsung Members, app da sul-coreana que funciona com um “fórum” para usuários de dispositivos da empresa, usuários estavam reclamando que não recebiam a atualização de segurança mais recente. Relatos parecidos foram divulgados na Comunidade do TB. O atraso foi tão grande (em outubro os usuários ainda estavam com o patch de julho) que gerou a dúvida: será que o suporte aos dispositivos foram abandonados?

Agora é possível responder o questionamento. Não, o suporte não foi abandonado. Desde ontem (17), usuários começaram a receber a atualização de segurança mais recente — no caso, o patch de setembro. Apesar de estarmos em novembro, há um motivo para a Samsung não lançar ainda a atualização de outubro

Samsung Galaxy A52s (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung Galaxy A52s (Imagem: Divulgação/Samsung)

Galaxy A53 também teve atraso

Outro modelo que sofreu atraso em seu patch de segurança foi o Galaxy A53, lançado em 2022 — ele receberá atualizações até 2025. A situação também levantou a dúvida se o suporte foi descontinuado para o modelo. 

Assim como o Galaxy A52s, o smartphone estava desde julho sem a atualização mensal. Entretanto, o update foi enviado para os usuários em outubro. 

Neste mês, a sul-coreana deve enviar a atualização do One UI 5 para o Galaxy A52s e A53, incluindo o patch de segurança atual para os seus clientes. Essas informações ainda não foram confirmadas e são baseadas nos updates de outros países. Vale lembrar que as atualizações para o Brasil não costumam demorar depois que são aplicadas em outros países.

Entramos em contato com a Samsung para ter mais informações sobre a atualização do One UI 5 para estes modelos. A empresa disse que o One UI 5 será disponibilizado em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados