Twitter suspende perfil do Mastodon e bloqueia links do concorrente

Após banir rede vizinha da plataforma, Twitter classifica alguns links do Mastodon como "potencialmente prejudiciais"

Paula Alves
Por
• Atualizado há 6 meses
Twitter
Twitter (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Nesta quinta-feira (15), o perfil oficial do Mastodon foi suspenso do Twitter. A plataforma, que vem sendo apontada como uma das possíveis “substitutas” da rede social, também está tendo alguns links bloqueados pela rede de Elon Musk. Apesar da rivalidade, motivo para penalidades parece ter a ver com outras questões.

A descoberta sobre os links do Mastodon foi feita pelo The Verge, que informou que além do mastodon.social, outros 10 servidores da rede social apresentam o mesmo problema.

Segundo a reportagem, quando um perfil tenta tweetar muitos links da rede social, ele não consegue finalizar a publicação, sendo surpreendido pela mensagem: “Não podemos concluir esta solicitação porque este link foi identificado pelo Twitter ou por nossos parceiros como sendo potencialmente prejudicial”.

Apesar da falta de explicações mais detalhadas sobre o porquê esses links seriam nocivos, a mudança coincide com a própria suspensão da conta do Mastodon do aplicativo.

Mastodon falou sobre o @ElonJet

O banimento da conta do Mastodon aconteceu na tarde de quinta-feira (15), poucas horas após a conta fazer uma menção ao perfil @ElonJet, também atualmente suspenso.

Apesar de o Twitter não confirmar que esse fato foi o que realmente levou à suspensão do Mastodon, é preciso lembrar que a conta @ElonJet vem sendo alvo de polêmicas já há algum tempo.

Bem-vindo ao Mastodon! (Mastodon/Reprodução)
Bem-vindo ao Mastodon! (Mastodon/Reprodução)

Criada pelo desenvolvedor de software Jack Sweeney, ela tinha como finalidade rastrear o jato particular de Elon Musk por meio de dados públicos disponíveis. O que, com o tempo, se tornou uma pedra no sapato do bilionário.

Em janeiro, Musk chegou a oferecer dinheiro para que Sweeney a deletasse, alegando que a conta oferecia um risco direto à sua segurança pessoal. Mesmo diante da negativa do programador, o CEO garantiu que não suspenderia o perfil da plataforma, pois queria honrar seu compromisso com a liberdade de expressão – um dos grandes discursos de sua gestão na rede social.

Apesar da declaração, não apenas o perfil @ElonJet como a própria conta pessoal de Sweeney foram recentemente banidos da rede social. Além disso, o Twitter fez uma atualização em sua política de informações privadas que proíbe o compartilhamento da localização de outra pessoa em tempo real. O que inviabiliza totalmente o projeto do programador.

De acordo com o TechCrunch, a menção feita pelo Mastodon ao @ElonJet nada mais era do que um convite aos usuários para seguirem a conta que rastreia o jatinho de Musk na rede vizinha.

O perfil, inclusive, continua no ar e, além das costumeiras publicações de localização, conta também com alguns compartilhamentos do perfil pessoal de Sweeney sobre sua expulsão do Twitter.

Com informaçoes: The Verge

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados