Twitter não mostra links para o Threads em sua busca

Procurar por links para a rede concorrente não retorna nenhum resultado; Twitter já tomou medidas semelhantes contra Substack e Mastodon

Giovanni Santa Rosa
Por
Twitter
Twitter (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Threads chegou a 100 milhões de usuários em poucos dias e se tornou um dos principais rivais do Twitter. A rede social de Elon Musk está tentando revidar como pode, o que, aparentemente, inclui não mostrar em sua busca links para a plataforma da Meta.

O comportamento estranho foi notado pelo blogueiro Andy Baio e compartilhado no Threads. Ele percebeu que buscas por “url:threads.net” não retornam resultados. O operador “url:” serve para procurar especificamente links com o termo após os dois pontos.

Já a busca por “threads.net”, sem “url:”, retorna pessoas que colocaram seu endereço na nova rede social como nome de exibição no Twitter, o que é pouco prático.

Uma forma de contornar isso é procurar por “url:”threads net””, sem o ponto, com os dois termos entre aspas. A busca por URLs específicas, como de perfis ou posts, também funciona.

Busca por URLs com "threads.net" não retorna resultados
Busca por URLs com “threads.net” não retorna resultados (Imagem: Reprodução/Twitter)

Procurar esse tipo de endereço, combinado com a opção de só ver resultados de quem você segue, seria uma ótima forma de encontrar quem está na nova rede. Com essas limitações, fica mais difícil.

Curiosamente, eu tentei procurar “url:tecnoblog.net” e os resultados também não apareceram. O mesmo acontece nas buscas por “url:behance.net”, o que leva a crer que o problema afeta qualquer link com o domínio .net. Não se sabe se isso é um bug ou é intencional.

Twitter já bloqueou Substack e Mastodon

Não dá para saber se o bloqueio é ou não intencional. No entanto, o Twitter já tomou medidas parecidas contra concorrentes.

Em abril, a rede limitou as formas de engajamento com posts que continham links para o Substack. Usuários não podiam curtir, responder ou retweetar publicações desse tipo. Buscas por “substack” também eram direcionadas para “newsletter”.

Em dezembro de 2022, o Twitter também bloqueou links para o Mastodon, plataforma descentralizada de microblogging. Os usuários não podiam publicar URLs da rede.

O caso, porém, era mais complexo: envolvia a conta @ElonJet, que acompanha a localização do jatinho de Elon Musk, dono do Twitter. O @ElonJet, aliás, está no Threads.

Com informações: The Verge

Relacionados