Paperlike U é o primeiro monitor do mundo com tela e-ink curva

Monitor curvado com tela e-ink, Paperlike U mede 25,3 polegadas, tem resolução 3K e possui conexão wireless para deixar os fios de lado

Bruno Gall De Blasi
Por
Dasung revela monitor curvo com tela e-ink: Paperlike U (Imagem: Divulgação/Dasung)
Dasung revela monitor curvo com tela e-ink: Paperlike U (Imagem: Divulgação/Dasung)

Telas e-ink têm um grande e nobre atrativo: passar horas diante dos olhos sem causar incômodos. A tecnologia popularizada por e-readers, como o Kindle, se tornou uma grande solução para quem busca gadgets focados em leitura. Mas a Dasung quer ir além: a empresa chinesa apresentou um monitor curvo de 25,3 polegadas, o Paperlike U, com a solução.

O lançamento eleva o patamar do painel. Afinal, até então, era comum ver a tecnologia empregada em e-readers e em alguns tablets, como os modelos apresentados pela Lenovo e Xiaomi no começo de dezembro.

Sem dúvidas, o Paperlike U foge do convencional. Com 25,3 polegadas, o painel com tela e-ink em preto e branco permite que você utilize o computador sem sentir o típico cansaço nos olhos devido à luz azul emitida pelos monitores convencionais, como nos Kindles.

Mas a lista de destaques não se encerra por aí. Comecemos pela resolução 3K, de 3200 x 1800 pixels, que evita imagens pixeladas. Este atributo ajuda a oferecer caracteres com maior definição, ideal para programadores, quem lê muitos emails no dia a dia ou utiliza o Word com frequência.

Paperlike U possui tela em preto e branco

E talvez este seja o principal destino do monitor: trabalhar com textos. Como o painel não possui cores, o Paperlike U não é lá uma opção indicada para assistir vídeos ou jogar, especialmente porque a tecnologia é conhecida por oferecer uma taxa de atualização mais contida.

Todavia, a Dasung prometeu resolver este gargalo ao oferecer gráficos mais fluidos. A frequência máxima do painel, todavia, não foi informada.

Outra vantagem parte dos controles do próprio monitor. Através dele, os usuários podem ajustar a temperatura da imagem para deixar a visualização ainda mais confortável aos olhos.

Também não será necessário utilizar cabos para usar o Paperlike U. A Dasung informou que o monitor possui conexão wireless, diminuindo a quantidade de cabos na sua mesa.

Outra promessa: toda essa ligação acontece com baixa latência.

Toda esse avanço tecnológico, por outro lado, tem um preço (salgado): no exterior, o lançamento custa mais de US$ 2 mil (cerca de R$ 10 mil em conversão direta).

Também não há previsão de lançamento do Paperlike U no Brasil.

Com informações: China DailyGizmochina e goodereader

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados