Banco do Brasil cria cartão de crédito sem versão física e livre de anuidade

Ourocard Digital Elo, do Banco do Brasil, faz pagamentos por aproximação, com o Apple Pay ou Google Pay, e via QR Code

Bruno Gall De Blasi
Por

Banco do Brasil (BB) ampliou a sua cartela de cartões de crédito. Nesta quarta-feira (28), a instituição financeira revelou o Ourocard Digital Elo, que funciona sem a versão física e pode ser contratado por quem não tem uma conta corrente no banco. O serviço também não possui anuidade e pode ser usado via Apple Pay ou Google Pay.

Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília.
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com o Ourocard Digital Elo, os usuários podem utilizar as transações digitais livremente. Todavia, há um diferencial em relação aos outros produtos do Banco do Brasil: a ausência de um cartão de crédito físico, de plástico.

Por isso, todas as transações devem ser feitas pelo Apple Pay ou Google Pay – infelizmente, nenhum cartão Elo do BB é compatível com o Samsung Pay, diferemente do Visa. Se o celular não tiver NFC, o banco ainda oferece a opção para fazer pagamentos via QR Code.

Os usuários também poderão fazer compras com a numeração virtual do cartão, através do Ourocard-e, conferindo mais segurança às transações pela internet. Tudo isso é possível desde que o estabelecimento aceite a bandeira Elo.

“No primeiro momento, a solução estará disponível apenas para clientes não correntistas do Banco do Brasil e será disponibilizada de maneira gradual”, anunciaram.

Cartão do BB atende quem foca em transações digitais

A solução do BB visa atender quem foca os pagamentos pelo celular, um público que tornou a crescer desde a pandemia de COVID-19 iniciada em 2020.

Segundo a pesquisa Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil revelada em setembro de 2022 pelo Mobile Time/Opinion Box, 51% dos brasileiros utilizaram o QR Code para pagamentos. Além disso, três em cada dez pessoas utilizaram o NFC para fazer transações por aproximação no smartphone.

BB no Google Pay (Imagem: Divulgação/Banco do Brasil)
BB no Google Pay (Imagem: Divulgação/Banco do Brasil)

Itaú também oferece cartão totalmente digital

O Banco do Brasil não é a primeira e única instituição financeira a oferecer este tipo de produto.

Em setembro, o Itaú apresentou o Itaú Click Digital Mastercard Platinum. O serviço segue a mesma lógica do Ourocard Digital Elo, mas traz a bandeira Mastercard Platinum com todos os seus benefícios agregados.

A transações podem ser realizadas por carteiras digitais, incluindo o Samsung Pay. Os clientes ainda podem gerar uma numeração virtual para fazer pagamentos pela internet, recurso que oferece uma camada extra de segurança ao serviço.

O cartão de crédito digital do Itaú também não possui anuidade.

Relacionados

Relacionados