Google finalmente permite que você reaja com emojis no Meet

Recurso foi anunciado em março de 2022, mas só estreou na plataforma nesta quinta-feira (12); iOS e web serão as primeiras versões a suportarem a novidade

Felipe Freitas
Por
Google Meet
Google Meet (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google liberou nesta quinta-feira (12) o recurso que permite que usuários reajam com emojis durante videochamadas no Meet. O produto chega em sua versão definitiva quase um ano depois do seu anúncio — antes tarde do que mais tarde. As reações também trazem uma nova interface para as videochamadas.

Os rivais do Meet (Zoom e Microsoft Teams) possuem essas reações há um bom tempo. Para alguns, os recursos podem parecer “bobinhos”. Todavia, em videochamadas com várias pessoas, as reações com emojis podem auxiliar no andamento de uma reunião. Por exemplo, os participantes podem enviar o emoji de “joia” para indicar que estão a par com um tópico apresentado.

Emojis depois de todo mundo e atrasado para o Andoid

Para quem percebe que vários produtos do Google parecem funcionar melhor no iOS, a chegada dos emojis no Meet podem parecer que a empresa prioriza mesmo os dispositivos da Apple. A reação com emoticons (cresci conhecendo essa palavra) está estreando primeiro no Meet para iOS e para a web. Mas melhor chegar logo do que esperar até dar um ano do anúncio.

No comunicado do próprio Google, a empresa informa que as reações para Android serão lançadas “em breve”. Mesmo assim, a imagem de como o recurso será mostrado nos smartphones com o sistema operacional Android foi divulgada.

Reações com emojis no Google Meet para Android (Imagem: Divulgação/Google)
Reações com emojis no Google Meet para Android (Imagem: Divulgação/Google)

A interface da reação dos emojis no Google Meet não usará o espaço reservado para o bate-papo. Quando um emoji é usado, ele fica indicado no canto superior esquerda da tela do autor da reação. Ao mesmo tempo, ele é mostrado na esquerda da tela, sobrepondo as imagens de outros participantes e formando uma sequência de “grid de corrida” — alternando entre lado esquerdo e direito. Nesse canto da tela também, junto com o emoji, será mostrado o nome do autor da reação. Veja a imagem:

Reações com emojis no Google Meet (Imagem: Divulgação/Google)
Reações com emojis no Google Meet para web (Imagem: Divulgação/Google)

A reação com emojis será liberada por padrão nas videochamadas. Os administradores e donos da sala poderão desativar a função. Com o uso de emojis, pessoas que estão apresentando algum conteúdo ou conduzindo uma reunião terão respostas mais ágeis em relação ao que estão falando.

Algo positivo foi divulgado? Emoji de “confetes”. Perguntou se todo mundo entendeu? Emoji de joinha. Assim, os próprios participantes também ganham tempo em se expressar, não precisando digitar no bate-papo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados