Microsoft corrige falha do Windows usada em ataques de ransomware

Vulnerabilidade do tipo zero-day foi apresentada pela empresa de segurança Kaspersky; falha foi usada em ciberataques do ransomware Nokoyawa

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 6 meses
Imagem de Katie White, por Pixabay
Falha do Windows, de recurso criado em 2003, foi usada em ataques de ransomware (Katie White/Pixabay)

A Microsoft corrigiu na terça-feira uma vulnerabilidade do Windows utilizada em golpes de ransomware, tipo de ataque que “sequestra” os dados de um usuário e pede resgate para devolvê-los. A falha era considerada do tipo zero-day, termo que identifica problemas que, dado a sua gravidade, precisam ser resolvidos urgentemente — no dia “zero” da sua descoberta.

De acordo com a Kaspersky, empresa de cibersegurança, a vulnerabilidade era usada por cibercriminosos para infectar os dispositivos com o ransomware Nokoyawa. Ainda segundo a empresa, o código do Nokoyawa usado nos ataques era uma atualização do malware identificado em meses anteriores. Nesta versão, ela tem mais diferenças em relação ao JSWorm, que originou o primeiro código do Nokoyawa.

Vulnerabilidade foi usada para focar ataques em pequenas empresas

A Kaspersky informou em seu site que a maior parte dos ataques mirou em pequenas e médias empresas da América do Norte, Ásia e Oriente Médio. Contudo, não significa que pessoas não possam ter sido alvo do ransomware. Os primeiros ciberataques com o Nokoyawa surgiram em fevereiro de 2022.

A falha explorada pela gangue responsável pelos ataques estava no Common Log File System. Com acesso a essa parte do sistema, os criminosos roubavam os dados dos dispositivos do alvo e depois criptografavam os arquivos do computador. Feito esta última parte, a vítima era recebida com uma “nota de resgate” ao tentar abrir o seu equipamento.

Nota de resgate recebida pelas vítimas do ataque de ransomware Nokoyawa (Imagem: Reprodução/Kaspersky)
Nota de resgate recebida pelas vítimas do ataque de ransomware Nokoyawa (Imagem: Reprodução/Kaspersky)

Na nota de resgate, vista acima, os cibercriminosos “ensinavam” para as vítimas como acessar o site do “grupo” pelo navegador TOR. Os alvos tinham 48 horas para pagar o resgate. O “ransom” de ransomware significa resgate, mas aquele pago em sequestros.

A nota do grupo de cibercriminosos também ameaçava vazar os dados confidenciais da vítima. Ataques de ransomware costumam apagar os arquivos de quem não paga o resgate.

Segundo a Kaspersky, 32 vulnerabilidades Common Log File System foram encontradas desde 2018, sendo três delas falhas zero-day. Como explica a empresa, é uma ferramenta complicada de se trabalhar, lançada em 2003, 20 anos atrás, no Windows Server. É “natural” que um recurso assim apresente problemas.

Com informações: TechCrunch e Kaspersky

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados