Android 14 Beta 1 é liberado e traz novidades no compartilhamento

Versão é a primeira de quatro betas até o lançamento; sistema deve trazer novo hub de saúde, suporte a apps "clonados" e facilidade para remover bloatware

Giovanni Santa Rosa
Por
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A próxima versão do Android deu um passo importante nesta quarta-feira. Após duas edições voltadas a desenvolvedores, o Google liberou o primeiro beta do Android 14. O sistema deve ser lançado oficialmente depois de agosto.

O sistema está disponível para donos de aparelhos da linha Google Pixel, do Pixel 4a 5G em diante. Por enquanto, não há compatibilidade oficial com aparelhos de outras marcas.

Esta é a primeira de quatro versões beta programadas para o Android 14. Por enquanto, não há grandes novidades.

O gesto de voltar, deslizando o dedo a partir da borda do aparelho, agora tem uma seta nova, mais destacada.

Os desenvolvedores também podem acrescentar ações customizadas ao painel de compartilhamento, que deve se tornar mais inteligente na hora de tentar adivinhar com quem e em que app você quer compartilhar aquele item.

Tela de compartilhamento do Android 14
Tela de compartilhamento do Android 14 (Imagem: Divulgação/Google)

Também há configurações de idioma específicas para cada aplicativo e novas configurações de privacidade.

Android 14 deve trazer mais recursos

As novidades trazidas no primeiro beta do Android 14 são apenas uma fatia do que a nova versão do sistema operacional deve ter.

De acordo com o que apareceu nas primeiras versões para desenvolvedores, o Android 14 deve contar com:

  • suporte a dois chips virtuais eSIM;
  • remoção de bloatware com mais facilidade;
  • nomes dos aplicativos na barra de tarefas de tablets e dobráveis;
  • Health Connect, novo hub de saúde;
  • suporte oficial a apps “clonados”, como acontece na linha Galaxy, permitindo usar dois WhatsApp no mesmo aparelho, por exemplo;
  • personalizações para teclados externos;
  • seleção independente de sistemas de medidas e calendários;
  • suporte a chamadas via satélite.

Devemos ter mais detalhes sobre esses e mais recursos em 10 de maio, quando acontece a Google I/O, conferência da empresa para desenvolvedores.

O Android 14 deve ser lançado oficialmente depois de agosto, segundo o Google. Ele chega primeiro para os aparelhos da linha Pixel. Nos meses seguintes, as fabricantes atualizam seus aparelhos.

Como acontece com qualquer versão beta, é sempre bom lembrar que esta fase é destinada a testes, podendo apresentar travamentos e instabilidades.

Isso já é ruim em caso de apps, como vimos recentemente com o WhatsApp. Para sistemas operacionais, é ainda mais perigoso, então tome cuidado.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados