Motorola Edge 40 chega ao Brasil e aposta em câmera com grande abertura

Com lente de abertura f/1.4 e sensor de 50 megapixels, Edge 40 promete qualidade superior em retratos e fotos noturnas; IP68 e tela de 144 Hz são outros pontos fortes

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 3 meses
Motorola Edge 40
Motorola Edge 40 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

A Motorola segue trabalhando para competir no segmento de topo de linha. Nesta sexta-feira (19), a marca lançou no Brasil seu Edge 40, inaugurando mais uma geração da linha no mercado nacional. Desta vez, ele traz como destaque a câmera de 50 megapixels, com pixels de 2.0 µm e abertura f/1.4, que deve captar mais luz e melhorar a qualidade das fotos.

Além da câmera, o Motorola Edge 40 aposta no design, continuando sua parceria com a Pantone para colocar as cores da moda nos aparelhos. A proteção IP68 contra água e poeira é mais uma novidade, e a tela de 144 Hz, que já tinha dado as caras em modelos anteriores da linha Edge, volta a aparecer.

Câmera com abertura f/1.4

Vamos começar pelo ponto que a Motorola destaca: a câmera.

O sensor principal do Motorola Edge 40 tem 50 megapixels, com pontos de 2 micrômetros e abertura f/1.4. Segundo Mauricio Moisés, gerente global de produtos no setor de câmeras, é a maior abertura de lente já adotada em um smartphone.

Na verdade, ele empata com o Huawei Mate 50, que tem abertura variável entre f/1.4 e f/4.0. Também vale notar que outros aparelhos têm pixels menores, mas combinam os pontos para conseguir capturar mais luz.

Motorola Edge 40
Motorola Edge 40 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

A câmera principal do Motorola Edge 40 deve conseguir captar até 40% mais luz. Além de melhores imagens em situações escuras, isso deve entregar uma profundidade de campo mais rasa — em outras palavras, o fundo vai ficar mais desfocado, dando um aspecto mais profissional.

Por fim, os cliques devem ser mais rápidos. Como a abertura é maior, mais luz passa, e o obturador precisa funcionar por menos tempo, diminuindo tremidas e borrões na imagem.

Moisés também explica que o smartphone traz uma calibragem de cores, que deve agradar mais os usuários.

Um diferencial da câmera é o sensor de luz ambiente. Assim, ela não precisa varrer a imagem quando o app é aberto, para só então fazer as adaptações necessárias. Na prática, a promessa é que ela esteja pronta mais rápido.

Motorola Edge 40
Motorola Edge 40 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

O sensor secundário tem 13 megapixels e acumula as funções de ultrawide, profundidade e macro. Ele também oferece a opção de retrato.

O efeito bokeh, de desfoque do fundo, usa com inteligência artificial para detectar objetos e borrar o fundo.

Já o bokeh cinematográfico fica dentro do modo de vídeo. Para a Motorola, isso facilita para o usuário — a empresa considera que a maioria dos consumidores usa apenas os modos principais da câmera.

No lado da frente, a câmera de selfie tem 32 megapixels. Ela conta com captura dupla, para gravar a câmera frontal e traseira ao mesmo tempo. No modo vlog, o vídeo mostra uma janelinha de câmera frontal, e ela só aparece quando o usuário está falando.

Cor do ano Pantone e proteção IP68

O Edge 40 continua com a borda infinita das gerações anteriores. Elas contam com as Edge Lights, luzes que se acendem quando chega uma notificação. O display tem 6,55 polegadas e usa a tecnologia pOLED, com resolução FullHD+, taxa de atualização de 144 Hz (já presente em alguns modelos da família Edge 30) e HDR10+.

O aparelho tem acabamento de material sintético, o que, segundo a empresa, dá um toque especial ao produto. Outro aspecto de design é a opção da cor do ano da Pantone — em 2023, é o Viva Magenta, que é quase um vermelho. Também há as opções preto e verde.

Motorola Edge 40
Motorola Edge 40 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Uma novidade da linha é a proteção contra água e poeira no padrão IP68. “IP68 sempre foi um aspecto que a gente pesquisou. O consumidor considera isso importante, e chegou o momento de a gente implementar”, comenta Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.

O executivo destaca que a parte traseira do aparelho é uma peça única, facilitando a resistência à água.

Processador MediaTek e carregamento rápido

Na parte mais técnica, o Edge 40 vem com processador MediaTek Dimensity 8020, 8 GB de RAM LPDDR4X e 256 GB de armazenamento USF 3.1.

A bateria tem 4.400 mAh, e o smartphone vem com carregador TurboPower de 68 W na caixa, que leva o celular de 0% a 50% de bateria em 15 minutos. Também há suporte a carregamento wireless de 15 W.

Masuchette destaca o recurso Ready For, que conecta o celular a PCs e TVs. O smartphone pode ser usado como webcam em videochamadas.

Motorola Edge 40
Motorola Edge 40 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Em termos de atualizações e software, o Motorola Edge 40 já vem com o Android 13. A promessa é de disponibilizar mais duas versões do sistema operacional, além de três anos de updates de segurança. Vale dizer que concorrentes prometem até quatro atualizações do Android.

Preço e disponibilidade

O Motorola Edge 40 chega às lojas brasileiras nesta sexta-feira (19), com preço sugerido de R$ 3.999. A cor verde é exclusiva da loja online da Motorola e das Motostores físicas. Já a preta e a Viva Magenta estão disponíveis no varejo.

Motorola Edge 40 – ficha técnica

  • Tela: 6,55 polegadas; FHD+ (1080×2400), pOLED, HDR10+, 144 Hz
  • Sistema operacional: Android 13, com duas atualizações de sistema e três anos de updates de segurança
  • Processador: MediaTek Dimensity 8020 (octa-core, 4×2,0 GHz, 4×2,6 GHz)
  • Memória: 8 GB RAM, 256 GB de armazenamento
  • Câmera principal: 50 megapixels, abertura f/1.47, pixels de 2.0 µm, OIS
  • Câmera secundária: 13 megapixels, ultrawide+macro+profundidade, lente 120°, abertura f/2.2
  • Câmera frontal: 32 megapixels, lente 80°, abertura f/2.45
  • Gravação de vídeo: 4K 30 fps, FullHD 60 fps
  • Bateria: 4.400 mAh
  • Carregador: 68 W
  • Carregamento Wireless: 15 W
  • Conectividade: NFC, Ready For, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ax (2,4, 5 e 6 GHz), 5G
  • Dual chip: nanoSIM+eSIM
  • Proteção IP68 contra água e poeira
  • Dimensões: 158,43 x 71,99 x 7,58 mm

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados