Twitter vai pedir ajuda de usuários para sinalizar imagens geradas por IA

Notas da Comunidade, que permitem adicionar comentários a tweets, poderão ser anexadas a imagens e vão valer até mesmo para novas cópias

Giovanni Santa Rosa
Por
Twitter
Twitter (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A inteligência artificial já permite criar e editar imagens com ótimos resultados. Como você pode imaginar, isso pode ter péssimas consequências: recentemente, por exemplo, viralizaram fotografias falsas de um ataque ao Pentágono. Para tentar evitar novos problemas, o Twitter vai expandir as Notas da Comunidade.

As Notas da Comunidade são um recurso que permite que os próprios usuários do Twitter alertem que um determinado post contem informações falsas. O alerta fica logo abaixo do tweet, com os comentários feitos pelos moderadores.

Agora, o Twitter vai levar isso também para fotos. Quando um usuário for adicionar um comentário, ele poderá escolher se as informações adicionais ficarão atreladas à publicação ou à imagem.

Segundo a empresa, os comentários vão valer para a imagem sinalizada e também para futuras cópias. Assim, mesmo que alguém baixe ou faça um printscreen e publique novamente o arquivo, os comentários continuam aparecendo.

IA está na mira do Twitter

No texto em que anuncia a mudança, o Twitter menciona explicitamente imagens falsas criadas usando inteligência artificial.

Na semana passada, uma foto falsa mostrava uma explosão no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA.

A imagem foi compartilhada por várias contas assinantes do Twitter Blue, incluindo uma que se passava pelo site de notícias Bloomberg News.

Antes disso, montagens com o Papa Francisco em diferentes situações — com uma jaqueta enorme e andando de moto, entre outras — também viralizaram na rede social.

Notas da Comunidade estão no Brasil desde março de 2023

As Notas da Comunidade foram lançadas em 2021, em caráter experimental, sob o nome de Birdwatch, como uma forma de combater fake news. Assim, moderadores poderiam desmentir informações incorretas ou enganosas.

Até dezembro de 2022, as anotações só podiam ser vistas por usuários do Twitter nos EUA. A partir daquele mês, elas passaram a acompanhar tweets globalmente, e mais países foram gradualmente ganhando moderadores.

Em março de 2023, as Notas da Comunidade chegaram ao Brasil, com a abertura de cadastro para interessados em contribuir.

Com informações: The Verge, TechCrunch

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados