Meta irá rotular imagens criadas por IA generativa

Redes sociais da big tech informarão se um conteúdo é produzido por plataformas como DALL-E 2 e Midjounery. Medida visa reduzir os riscos de compartilhamento de conteúdos enganosos

Lupa Charleaux
Por
Meta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Meta começará a marca as imagens geradas por IA publicadas no Facebook e Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta irá detectar e rotular as imagens geradas por inteligência artificial generativa de outras empresas, como Google e OpenAI, mas que tenham sido publicadas em suas plataformas. A informação foi revelada por Nick Clegg, presidente de assuntos globais da big tech, em um artigo no blog oficial da Meta nesta terça-feira (6).

A Meta usará um conjunto de marcadores invisíveis presente nos arquivos para identificar imagens geradas por IA. Assim, os conteúdos publicados no Facebook, Instagram e Threads terão tags informando que se tratam de criações digitais.

Imagem gerada por IA recebe selo de notificação de conteúdo no Instagram
Publicação no Instagram informa que a foto realista foi gerada por uma plataforma de IA (Imagem: Divulgação/Meta)

A Meta diz que o sistema de rótulos para imagens criadas por IA visa informar as pessoas que certos conteúdos realistas são criações digitais. Vale dizer que a big tech já usa tags para sinalizar as imagens geradas com as suas próprias ferramentas de IA, como o Meta AI Imagine.

O novo sistema, previsto para ser implantado nos próximos meses, rotulará os conteúdos criados em plataformas de IA de grandes empresas de tecnologia. Entre elas, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney, Shutterstock e Google.

O anúncio da Meta revela uma visão antecipada sobre a criação de um sistema padrão para identificar conteúdos feitos com IA generativa. De acordo com especialistas, essa será uma ferramenta necessária para evitar possíveis danos causados por materiais realistas compartilhados na internet.

Anteriormente, Nick Clegg disse à Reuters que estava confiante com a solução da Meta para rotular imagens geradas por IA. O executivo também afirmou que ferramentas para identificar áudio e vídeo criados com IA estavam em desenvolvimento, mas eram técnicas “mais complicadas”.

WhatsApp
WhatsApp não deve receber rótulos para informar imagens geradas por IA (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

WhatsApp pode ficar livre de rótulos de IA

De acordo com a Reuters, o porta-voz da Meta recusou a dizer se o sistema de rótulos para conteúdos feitos com IA também seria usado no WhatsApp. Lembrando que, infelizmente, o aplicativo mensageiro da big tech, também é usado por usuários mal-intencionados para espalhar notícias e imagens falsas.

Recentemente, o conselho de supervisão independente da Meta se posicionou contra a política de excluir vídeos adulterados com conteúdos enganosos. Os representantes alegam que os materiais devem ser rotulados em vez de serem removidos das plataformas da big tech.

Nick Clegg concorda com a decisão do grupo e cita que a política inicial adotada pela empresa não era adequada. Então, as pessoas terão que se adaptar a “um ambiente onde você terá muito mais conteúdo sintético e híbrido do que antes”.

Com informações: Reuters

Receba mais sobre Meta na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados