Acessório que promete bloquear 5G só consegue derrubar Wi-Fi
As caixas de metal não funcionam como o prometido por vendedores e deixam na mão quem acredita em teoria da conspiração
As caixas de metal não funcionam como o prometido por vendedores e deixam na mão quem acredita em teoria da conspiração
Uma das (muitas) fake news que circularam em 2020 foi a de que o 5G estava associado à propagação da COVID-19. O assunto, que é produto de teorias da conspiração e não tem comprovação científica, proporcionou lucro para algumas lojas do marketplace da Amazon, que tentaram vender uma espécie de gaiola para bloquear os sinais de redes de quinta geração.
O tal acessório é, na verdade, uma Gaiola de Faraday. Se você não está familiarizado com esse projeto, deixe-me explicar: trata-se de um experimento que permite isolar dispositivos elétricos e eletrônicos. Ele foi conduzido pela primeira vez em 1836 – e, neste caso, utilizando métodos científicos.
A caixa de metal cria uma barreira de isolação, prendendo o campo eletromagnético gerado. Geralmente, ela é utilizada para que um dispositivo não cause interferência em outros próximos a ele.
Ao que parece, os vendedores se aproveitaram do pouco conhecimento técnico das “vítimas” para vender o acessório sob promessa de que a tal gaiola poderia permitir a navegação na Internet enquanto bloqueia os sinais de 5G. Bem, a verdade é que elas acabam também com a força do sinal Wi-Fi.
“A caixa funciona para manter a radiação, mas também o Wi-Fi não funcionará a menos que você esteja na mesma sala que o roteador! Diminui o sinal em 90%! Nós realmente queríamos gostar, mas era impossível usar nossos telefones em qualquer outro cômodo da casa ”, afirmou um comprador ao criticar o que, de fato, é o propósito do produto.
Em entrevista ao Motherboard, o físico Phillip Broughton explicou que as teorias contra o 5G estão associadas também à natureza da tecnologia.
De acordo com ele, por ter um comprimento de onda mais curto do que as redes sem fio anteriores, o 5G exige mais transmissores, e essa “proliferação” de equipamento estaria assustando as pessoas por causar uma sensação de intrusão. É claro que esse é apenas um dos motivos que podem ser usados como pretexto para as diversas teorias sem comprovação científica.
Apesar de absurdas, as ideias conspiratórias envolvendo o 5G causaram diversos problemas ao longo do ano. Tanto que empresas como Facebook e Twitter tiveram que se posicionar, realizando curadoria e removendo posts que propagavam ondas de desinformação ligada a esse assunto.
Com informações: Vice