Alguns modelos do iPhone 14 podem vir sem bandeja para chip de celular

iPhone 14 com suporte apenas a eSIM (chip virtual) melhoraria resistência a água e daria espaço para outros componentes

Emerson Alecrim
Por
iPhone 13 Pro Max (Imagem: Phúc Khang Mobile/Unsplash)

No final de 2021, a Apple teria dado sinal a operadoras dos Estados Unidos de que iria lançar iPhones sem bandeja para SIM card. O iPhone 14 deve ser anunciado nesta semana e, com isso, o rumor ganhou força. Existe a possibilidade de que pelo menos alguns modelos da nova linha sejam compatíveis somente com eSIM, isto é, com “chip virtual”.

É cedo para dizermos que o SIM card está com os dias contados. Mas, se a Apple decidir dar mais espaço para o eSIM, talvez este seja o “começo do fim” do chip físico.

Isso porque, não raramente, as decisões da companhia têm efeito sobre todo o mercado. Em outras palavras, se a Apple abolir o SIM card do iPhone, há boas chances de que outras fabricantes sigam pelo mesmo caminho, ainda que em um ritmo mais lento.

Não que a Apple queira ditar as regras do mercado. Bom, talvez queira. Seja como for, há razões técnicas para o eSIM ser priorizado. Uma é que, sem uma gaveta para chip, a companhia pode melhorar a resistência à água do iPhone. Outra: um pequeno espaço interno pode ser liberado em prol de outros componentes.

iPhone 14 ou iPhone 15 sem bandeja de chip?

O rumor mais recente de que pelo menos alguns modelos do iPhone 14 terão apenas eSIM vem de Mark Gurman, da Bloomberg. Mas ele reconhece a possibilidade de essa mudança acontecer não nesta que está para chegar, mas na próxima geração da linha (o iPhone 15).

Faz sentido. A linha iPhone 15 só vai ser lançada em 2023, dando mais tempo para que operadoras de várias partes do mundo se preparem para uma adoção massiva da tecnologia eSIM.

iPhone 12 Mini e sua bandeja (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 12 Mini e sua bandeja (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Neste ponto, você já deve saber que a Apple suporta a tecnologia de chip SIM virtual desde os modelos iPhone XR, XS e XS Max (embora sem abrir mão da bandeja convencional).

O problema é que, em várias países, o suporte ao eSIM pelas operadoras não existe ou é muito limitado. No Brasil, por exemplo, talvez você tenha que ir a uma loja física para habilitar essa opção ou não consiga fazê-lo com o seu plano atual.

Não por acaso, o sinal que a Apple teria enviado a operadoras americanas no final de 2021 consiste justamente em um pedido para que elas se preparem para um cenário em que o eSIM estará mais presente.

De todo modo, não vai demorar para sabermos se o iPhone sem bandeja chega agora ou depois. A Apple deve anunciar o iPhone 14 nesta quarta-feira (7). É claro que o Tecnoblog estará a postos para cobrir o lançamento 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados