Alienware anuncia volta do notebook gamer Area-51, com fabricação no Brasil

Linha famosa por design diferenciado e especificações avançadas ficou ausente do portfólio da marca gamer da Dell nos últimos anos

Giovanni Santa Rosa
Por • Nova York, EUA
• Atualizado ontem às 18:28
Resumo
  • Dell anunciou o Alienware 16 Area-51, novo notebook da linha gamer da marca que estava ausente há anos.
  • O aparelho terá uma placa gráfica GeForce RTX Série 50 e um processador Intel Core Ultra 9 275HX.
  • O design inspirado na aurora boreal inclui alumínio anodizado escuro, luzes RGB nas ventoinhas e uma janela que permite ver o interior.
  • A linha Area-51 será fabricada no Brasil pela primeira vez, com previsão de lançamento ainda em 2025.

A Dell anunciou a volta da série Area-51, da Alienware, sua marca voltada para o público gamer. O notebook combina design diferenciado e alta potência. Ele será fabricado no Brasil, algo inédito para a linha, chegando ao mercado nacional ainda em 2025.

Vale lembrar que, no mesmo evento, a Dell anunciou a aposentadoria das marcas tradicionais de notebooks, como XPS, Inspiron, Latitude e outras. Do lado não-gamer da empresa, haverá apenas três linhas: Dell, Dell Pro e Dell Pro Max.

Quais são as principais características do Area-51?

O Alienware 16 Area-51 conta com potência total de 280 W, sendo 175 W de potência gráfica e 105 W de perfil de design térmico. A placa gráfica é uma GeForce RTX Série 50, e a CPU, um Intel Core Ultra 9 275HX. Para garantir que este conjunto tenha um desempenho estável, a Dell aperfeiçoou a refrigeração, conseguindo entregar um fluxo de ar 37% maior com 15% menos barulho.

A tela do Area-51 tem 16 polegadas e resolução QHD+, com proporção 16:10 e taxa de atualização de 240 Hz. A webcam oferece resolução 4K, suporte a HDR e detector de presença. Em áudio, há quatro alto-falantes que oferecem som espacial no padrão Dolby Atmos.

Design inspirado na aurora boreal

A linha Area-51 estreou em 1998 e ficou marcada pelas escolhas de design diferenciadas — como sugere o nome, quase sempre inspiradas em temas alienígenas. Para o modelo de 2025, a Dell se inspirou na aurora boreal, com acabamento escuro no alumínio anodizado, iluminação imprevisível no recuo da parte traseira e ventoinhas com luzes RGB.

Em algumas configurações, há uma janela na parte inferior do notebook, que permite ver o interior do aparelho. As luzes acendem durante a inicialização, e a máquina conta com um novo efeito sonoro ao ligar.

Area-51 será fabricado no Brasil pela primeira vez

A linha Area-51 ficou ausente do portfólio da Alienware nos últimos anos. Ela retorna em 2025 com fabricação no Brasil, pela primeira vez na história da linha. Tomas Berny, gerente de produto gaming da Dell, diz que a fabricação local é um salto na oferta para o mercado nacional, que permitirá “atender aos games entusiastas e aqueles que sempre querem estar um passo à frente”.

Por enquanto, não há data para chegada ao mercado, nem preço. A Dell afirma que as configurações serão anunciadas quando o lançamento estiver mais próximo.

O jornalista viajou a Nova York (EUA) a convite da Dell

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.