Amazon “acredita” que Alexa terá assinatura no futuro

Empresa considera que clientes verão utilidade o suficiente para começar a pagar pelos serviços da Alexa, mas ainda faltam melhorias

Felipe Freitas
Por
Echo Dot de 4ª geração (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
"Alexa, posso pagar a assinatura pelo Pix?". Amazon "prevê" que assistente virtual terá assinatura no futuro (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Dave Limp, vice-presidente sênior da divisão de dispositivos da Amazon, revelou em uma entrevista que a empresa “acredita” a Alexa terá um serviço de assinatura. No entanto, isso não deve acontecer em breve e depende do desenvolvimento de novos recursos para a assistente virtual. Ainda assim, os passos para isso claramente já foram dados.

A declaração de Limp foi dada durante uma entrevista para o site Bloomberg. O executivo respondeu “Sim, nós absolutamente pensamos nisso” quando foi perguntado se a Amazon vê que a Alexa exigirá uma assinatura no futuro. A revelação vem na esteira do evento em que a Amazon anunciou novidades para os dispositivos Echo, Fire Stick e para a própria Alexa.

Amazon Echo 4ª geração (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Serviço de assinatura para a Alexa depende de melhorias em suas funções (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Na ocasião, novas habilidades para a assistente virtual foram apresentadas, incluindo o uso da tecnologia de IA generativa — deixando a Alexa mais parecida com o ChatGPT. Essa nova função da assistente está prevista para 2024, enquanto uma parcela dos usuários terá a opção de testá-la nos próximos meses. Só depois disso é que a Amazon deve lançar a assinatura da Alexa.

Pagar pela Alexa não é plano para o longo prazo

Na entrevista, Dave Limp explicou que a assinatura para usar a Alexa não está “décadas” à frente . Apesar dessa declaração inferir que a Amazon quer lançar o plano “em um futuro próximo”, a companhia está ciente que depende da “Alexa se tornar extraordinária” para cobrar dos clientes.

Os dois primeiros passos para atingir isso já foram dados. Primeiro, durante o evento, a Amazon mostrou o recurso “Let’s Chat” (“Vamos Conversar”) da Alexa. Como vemos no vídeo abaixo, é basicamente um ChatGPT feito pela Alexa.

A atriz da propaganda pede para a assistente escrever um convite para uma confraternização (assim como eu peço para o ChatGPT escrever mensagem de aniversário para os meus amigos), abaixar as persianas para deixar mais “moody” (algo como agradável na tradução livre) e uma música famosa de jazz. Com essa função, ela realmente ganha valor — você pagaria se ela apenas apagasse as luzes, tocasse o Spotify e dissesse a previsão do tempo?

O outro passo feito pela Amazon foi investir na Anthropic, empresa de IA generativa. Nesta semana, a companhia anunciou um aporte de US$ 1,25 bilhões — com previsão de investir mais US$ 3,75 bilhões.

Existe a possibilidade da Alexa se tornar um serviço “freemium”. Assim, apenas o recurso de IA generativa seria pago. Quem já é atendido pelo funcionamento da Alexa nos dias de hoje, não precisaria assiná-la.

Com informações: ArsTechnica

Receba mais sobre Amazon Alexa na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados