Android 12 esconde novo visual que lembra One UI da Samsung
Nova interface oculta foi descoberta na prévia do Android 12; disposição de ícones e texto facilitam o uso com uma mão
Nova interface oculta foi descoberta na prévia do Android 12; disposição de ícones e texto facilitam o uso com uma mão
O Google apresentou a primeira prévia do Android 12 na última quinta-feira (18), mas muitos detalhes sobre a próxima versão do sistema operacional ainda estão escondidos. É o caso de uma nova disposição visual na área de configurações que facilita o uso do celular com uma mão – algo semelhante ao que é visto na One UI da Samsung.
A nova interface foi encontrada por alguns desenvolvedores que vêm testando a prévia do Android 12. De acordo com Mishaal Rahman, editor-chefe do XDA Developers, o recurso ainda não é visível – deve ser acionada por meio do sinalizador oculto “Silky home”.
Ao ativar a configuração, o sistema passa a exibir o título de cada seção em tamanho maior, além de trazer para baixo as opções do sistema, em uma disposição mais fácil de alcançar com uma mão.
Na última semana, falamos sobre um possível modo de uso com uma mão para o Android 12 – se confirmado, este seria outro esforço do Google para adequar a interface nativa do Android (sem customizações de fabricantes) às telas maiores que dominaram a indústria de smartphones.
Mais imagens vazadas mostram os supostos novos temas do Android 12. A área de notificações pode ganhar bordas arredondadas e fundo opaco – com cor de plano de fundo de acordo com o seu papel de parede.
Além disso, devemos ver posições trocadas de data e hora, e indicadores de uso da câmera e do microfone (uma das melhorias focadas em privacidade do usuário).
Mas tudo isso ainda é um grande “talvez”. De acordo com os primeiros testes feitos na prévia liberada na última semana, o Google ainda parece ter muito a desenvolver e a ajustar. Portanto, ainda podemos esperar novas descobertas nos próximos meses, à medida em que a empresa for colocando em prática seus planos para o novo Android.
Com informações: XDA Developers e Android Police