Android Pay: Google lança sistema de pagamento pelo celular no Brasil
Pagamento com NFC chega em parceria com Carrefour, Drogasil, Ipiranga e outros estabelecimentos
Pagamento com NFC chega em parceria com Carrefour, Drogasil, Ipiranga e outros estabelecimentos
Como previsto, o Google lançou nesta terça-feira (14) o Android Pay, um serviço que permite fazer pagamentos em maquininhas de cartão por meio do smartphone. A tecnologia, que funciona com a ajuda do chip NFC, chega ao mercado brasileiro em parceria com supermercados, lojas de conveniência, drogarias e outros estabelecimentos.
Android Pay agora é Google Pay
A chegada do Android Pay ao Brasil foi anunciada em maio, durante a conferência para desenvolvedores Google I/O. Em agosto, o Tecnoblog noticiou com exclusividade que alguns usuários já estavam conseguindo cadastrar seus cartões no aplicativo. Trata-se do segundo grande serviço do tipo a ser lançado no país, depois do Samsung Pay.
A lista de instituições financeiras com suporte ao Android Pay é composta por Banco do Brasil, Banco Neon, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal e Porto Seguro. Clientes do Bradesco terão acesso ao serviço em breve. Será possível cadastrar cartões de crédito e débito na bandeira Visa e, no futuro, Mastercard. O Itaú e a Elo foram citados no primeiro anúncio, mas não estiveram presentes no evento oficial em São Paulo.
O Google também fez parcerias com estabelecimentos para ampliar a aceitação do serviço. Entre as lojas com Android Pay estão Am/Pm, Café do Ponto, Casa Pilão, Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Drogasil, Dzarm, Hering, Ipiranga, Kalunga, PUC, Rei do Mate e Sony. Na prática, o Android Pay deverá funcionar com qualquer maquininha que suporte pagamento por aproximação.
A empresa explica que “o número do cartão não é compartilhado com a loja quando você paga com o Android Pay”, apenas um número de conta virtual, o que mantém o sistema seguro. Além disso, “se você perder o smartphone ou se ele for roubado, é possível bloqueá-lo imediatamente em qualquer lugar do mundo, inserir uma nova senha ou excluir todos os dados pessoais”.
Para fazer pagamentos em lojas com o Android Pay, basta desbloquear o smartphone e aproximá-lo do terminal de pagamento. Não é necessário manter o aplicativo aberto. O serviço exige dispositivos rodando Android 4.4 KitKat ou superior, sem root, com NFC e HCE (Host Card Emulation). De acordo com o Google, 27,9% dos smartphones vendidos no mercado brasileiro em setembro de 2017 tinham NFC.
Você já pode baixar o Android Pay na Play Store.
Esta é a lista completa de cartões suportados:
Banco do Brasil
Caixa
Porto Seguro
Neon
Brasil Pré-Pagos