O sistema de pagamentos móveis do Google já tem data para chegar ao mercado brasileiro. A empresa marcou um evento de lançamento em São Paulo para a manhã do dia 14 de novembro para apresentar o Android Pay, que permite fazer pagamentos em maquininhas de cartões por meio do chip NFC do smartphone.
A chegada do Android Pay ao Brasil foi anunciada em maio, durante a conferência para desenvolvedores Google I/O. Em agosto, o Tecnoblog noticiou com exclusividade que alguns usuários já estavam conseguindo cadastrar seus cartões de crédito e débito no aplicativo. Trata-se do segundo grande serviço do tipo a ser lançado no país, depois do Samsung Pay.
A lista de parceiros iniciais do Android Pay inclui Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Porto Seguro, nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Outras instituições financeiras, como o Banco Neon, não estavam na lista anunciada originalmente pelo Google, mas trabalhavam com o Android Pay em caráter de teste, conforme o Tecnoblog apurou.
Para pagamentos em lojas, o Android Pay exige dispositivos rodando Android 4.4 KitKat ou superior, sem root, com NFC e HCE (Host Card Emulation). Não é necessário ter leitor de digitais. A maquininha também precisa ter suporte a NFC; felizmente, a maioria dos terminais no Brasil já é compatível.