Apple começa a trabalhar em iPhone com câmera sob a tela

Duas divisões da LG trabalham na câmera e na tela para equipar futuros iPhones. Recurso existe desde 2020 em modelos Android.

Giovanni Santa Rosa
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
iPhone 15 ainda tem recorte em formato de pílula para abrigar câmeras (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

iPhones futuros podem contar com uma câmera frontal debaixo da tela, eliminando a necessidade de recortes no display para abrigar o sensor. Fornecedores da marca já começaram a trabalhar nos componentes necessários para fazer isso acontecer, mas o lançamento ainda vai demorar.

Segundo informações do jornal sul-coreano The Elec, duas divisões da LG já desenvolvem a câmera e a tela que podem equipar os futuros iPhones.

A LG Innotek entrou na fase preliminar de desenvolvimento da câmera sob a tela. Ela está desenvolvendo um sistema de lentes múltiplas “freeform”. A ideia é reduzir as distorções e aumentar a intensidade da luz.

ZTE Axon 20 5G (Imagem: Divulgação/ZTE)
ZTE Axon 20 5G, de 2020, já tinha câmera debaixo da tela (Imagem: Divulgação/ZTE)

O componente é diferente de uma lente tradicional, já que câmeras debaixo da tela recebem menos luz, o que pode resultar em qualidade e brilho inferiores.

A outra divisão envolvida é a LG Display. Ela trabalha visando aumentar a transmitância da luz pela tela em 20% até 2023 e em 40% até 2024, como forma de cumprir os padrões esperados pela Apple. A marca da maçã já teria recebido uma tela de outro fornecedor, mas não ficou satisfeita com o desempenho.

Face ID deve ir primeiro para debaixo da tela do iPhone

Segundo o MacRumors, o sistema de reconhecimento facial usado pelo Face ID deve ganhar uma versão sob o display antes da câmera. Isso deve acontecer em 2025, com o iPhone 17 Pro. Ou seja, o iPhone com câmera sob a tela deve vir só depois disso. O analista Ross Young aposta em 2027.

No lado Android, a tecnologia fez sua estreia em 2020, com o ZTE Axon 20 5G. Talvez a linha mais famosa a contar com a tecnologia seja a Galaxy Z Fold. O Galaxy Z Fold 3 foi o primeiro a vir com a câmera sob a tela, e os modelos Fold 4 e Fold 5 aprimoraram o recurso.

Com informações: MacRumors

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados