Apple corrige bug no iPhone e iPad que fecha apps em segundo plano

iOS 13.2.2 e iPadOS 13.2.2 resolvem problema na multitarefa: não era possível alternar entre apps sem recarregá-los

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone XS Max na mão

O iPhone e o iPad passaram a ter problemas na multitarefa após uma atualização: você não conseguia alternar entre Safari, YouTube e outros apps sem que eles fossem recarregados na memória, mesmo em dispositivos com 4 GB de RAM. Por isso, a Apple liberou outro update: o iOS 13.2.2 e iPadOS 13.2.2 corrige esse comportamento irritante e outros bugs.

A atualização mais recente do iOS e iPadOS “corrige um problema que poderia fazer com que apps fossem encerrados inesperadamente quando executados em segundo plano”, explica a Apple nas notas de versão.

Usuários reclamaram nos últimos dias que não era possível deixar o YouTube em segundo plano sem que ele fosse recarregado, mesmo em um iPhone 11 Pro com 4 GB de RAM. Se você quisesse responder uma mensagem, acabava perdendo o momento do vídeo que estava assistindo.

O mesmo acontecia com o Safari, por exemplo: o navegador não conseguia manter uma aba aberta em segundo plano sem recarregá-la, algo frustrante na hora de preencher um formulário. O Mensagens também sofria esse problema.

Fabricantes de Android matam apps em segundo plano

Esse é um problema que também existe em celulares Android. Algumas fabricantes, como HMD Global (Nokia) e OnePlus, deixarão de matar aplicativos em segundo plano. O Google inclui o recurso Bateria Adaptativa desde o Android 9 Pie, que usa aprendizado de máquina para entender quais apps são mais utilizados e quais podem ser encerrados sem irritar o usuário.

O site Don’t kill my app! mostra, no entanto, que outras fabricantes continuam seguindo essa prática, incluindo a Huawei, a Samsung (especialmente desde a atualização para o Android Pie) e Xiaomi (exceto em dispositivos com Android One). Por um momento, parecia que a Apple também entraria nessa lista — mas não foi o caso.

As notas de versão do iOS 13.2.2 seguem abaixo.

Esta atualização:

    • Corrige um problema que poderia fazer com que apps fossem encerrados inesperadamente quando executados em segundo plano;
    • Resolve um problema onde o iPhone poderia perder temporariamente o serviço após uma ligação;
    • Aborda um problema onde os dados celulares poderiam não estar disponíveis temporariamente;
    • Corrige um problema que fazia com que respostas de mensagens de e-mail criptografadas com S/MIME entre contas do Exchange ficassem ilegíveis;
    • Aborda um problema onde o uso do serviço de início de sessão único Kerberos no Safari poderia apresentar um aviso de autenticação;
    • Resolve um problema onde o carregamento poderia ser interrompido em acessórios Lightning da YubiKey.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados