Apple dá iPhones desbloqueados para pesquisadores encontrarem bugs
iPhones desbloqueados serão distribuídos pela Apple para pesquisadores de segurança encontrarem vulnerabilidades no celular
iPhones desbloqueados serão distribuídos pela Apple para pesquisadores de segurança encontrarem vulnerabilidades no celular
A Apple vai começar a distribuir iPhones desbloqueados para pesquisadores encontrarem falhas e vulnerabilidades no celular. A iniciativa faz parte do programa Apple Security Research Device Program, que oferece dispositivos com acesso irrestrito ao sistema operacional para incrementar a segurança do smartphone e do iOS.
O Apple Security Research Device Program visa eliminar o máximo de bugs possível dos celulares da Apple. Segundo a companhia, “este programa foi desenvolvido para ajudar a melhorar a segurança de todos os usuários do iOS, trazer mais pesquisadores para o iPhone e melhorar a eficiência daqueles que já trabalham na segurança do iOS”.
Para torná-lo possível, a Apple irá fornecer iPhones desbloqueados, conhecidos como Security Research Device (SRD), aos participantes do programa. Os celulares ficarão em posse dos pesquisadores por doze meses renováveis e deve ser utilizado somente para os propósitos da iniciativa. Ou seja, não pode carregar o telefone por aí.
As vulnerabilidades encontradas com o SRD devem ser reportadas imediatamente aos desenvolvedores responsáveis pelo software. Além disso, a Apple irá fornecer a data de publicação da falha, caso afete produtos da companhia. “Até a data da publicação, você não pode discutir a vulnerabilidade com outras pessoas”, explicam.
De acordo com a fabricante do iPhone, “as vulnerabilidades encontradas com um SRD são automaticamente consideradas como recompensa por meio do Apple Security Bounty”. A Apple ainda encoraja os pesquisadores a reportarem as falhas mesmo que não sejam encontradas com o dispositivo.
O programa está disponível para titulares de uma conta de desenvolvedor da Apple com experiência comprovada e habitantes de regiões ou países elegíveis, como os Estados Unidos (o Brasil não está na lista). Os interessados podem se inscrever no Apple Security Research Device Program pelo site da Apple (developer.apple.com).
Com informações: 9to5Mac
Leia | Como usar o Acesso Guiado para limitar o uso do iPhone