Apple e Intel preparam chips de 3 nm; tecnologia deve aparecer no iPad Pro
Os primeiros produtos com os novos processadores mais eficientes fabricados pela TSMC devem ser lançados a partir de 2023
Os primeiros produtos com os novos processadores mais eficientes fabricados pela TSMC devem ser lançados a partir de 2023
Apple e Intel devem apresentar seus primeiros chips com 3 nanômetros em breve — os componentes serão fabricados pela TSMC já a partir do ano que vem. A dona do iPhone já comercializa celulares com processadores de 5 nm desde o último ano, com o lançamento da linha iPhone 12. A mudança no processo de litografia deve ser vista primeiro em um iPad Pro, mas somente em 2023 (ou no fim de 2022, em uma visão otimista).
Os novos chips de 3 nm fabricados pela TSMC devem oferecer desempenho entre 10% e 15% maior, e uma economia no consumo de energia de até 30%, considerando os processadores de 5 nm.
De acordo com o site Nikkei, a TSMC pode lançar ainda em 2022 uma tecnologia intermediária, de 4 nm, que pode ser utilizada na linha iPhone 14. Entretanto, as mudanças nestes chips devem ser apenas incrementais.
A maior demanda por chips, no entanto, deve ficar por conta da Intel, que vem enfrentando a dificuldades com a concorrência, especialmente depois que a Apple começou a investir em seus próprios chips para Macs.
A companhia chegou a confirmar ao Nikkei que iria terceirizar a fabricação de alguns chips para a TSMC como parte de sua nova estratégia para inovação, mas não chegou a especificar a tecnologia utilizada.
Segundo o veículo, a Intel usaria tais chips terceirizados em notebooks e servidores de dados, para tentar recuperar a participação no mercado que perdeu para a AMD e para a NVIDIA. Se a história estiver correta, a empresa ganha vantagem sobre a AMD, que planeja usar a litografia de 5 nm em chips Zen 4 na próxima geração.
Nenhuma das empresas se manifestou oficialmente sobre os rumores.