Apple Silicon é mais rápido que Intel mesmo emulando apps x86

MacBook Air com Apple M1 é mais rápido que MacBook Pro com Intel Core i9; chip gráfico supera algumas placas de vídeo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 10 meses
Chip Apple M1 (Imagem: Reprodução/Apple)
Chip Apple M1 (Imagem: Reprodução/Apple)

Benchmarks indicam que o processador Apple M1 é rápido. Muito rápido: para você ter uma ideia, o novo MacBook Air ultrapassou o MacBook Pro com Intel Core i9. Agora, testes apontam que o Apple Silicon é mais veloz mesmo em modo de emulação x86 para programas feitos em arquitetura Intel. Além disso, o chip gráfico superou o desempenho de algumas placas de vídeo GeForce GTX e Radeon RX.

Um MacBook Air com 8 GB de RAM passou pelo Geekbench com pontuações 1.313 (usando só um núcleo) e 5.888 (multi-core). O teste menciona o termo “VirtualApple”, ou seja, foi rodado através do Rosetta 2, que converte programas x86 para ARM.

Como essas pontuações se comparam aos Macs anteriores? Nos testes single-core, o chip M1 em modo de emulação é mais rápido que qualquer outro computador da Apple com processador Intel. Isso inclui o iMac de 27 polegadas lançado este ano com Core i9 (1.251 pontos).

Nos testes multi-core, que refletem melhor o desempenho geral, o Apple M1 também impressiona. Ele fica bem à frente do MacBook Pro de 13 polegadas lançado este ano com Core i7 (4.514); e do MBP de 16″ com Core i7 (5.332). O chip só perde para modelos deste notebook com Core i9 (que variam de 6.096 a 6.871).

MacBook Air passa por teste de desempenho (Imagem: Reprodução/Geekbench)

MacBook Air passa por teste de desempenho (Imagem: Reprodução/Geekbench)

GPU do Apple M1 é mais rápida que placas de vídeo

O chip gráfico do Apple M1 também chama a atenção, atingindo taxas de quadros por segundo mais altas que certas placas de vídeo. Em testes do GFXBench 5.0, a GPU oferece taxa de transferência de 2,6 teraflops, o mesmo que a AMD Radeon RX 560, e mais que os 2,1 TFLOPS da GeForce GTX 1050 Ti; elas foram lançadas entre 2016 e 2017.

A comparação é feita com essas duas placas porque elas têm resultados do GFXBench rodando sob a API Apple Metal, usada pelo chip M1. Como nota o Tom’s Hardware, será necessário esperar por benchmarks melhores, porque este teste é mais voltado para smartphones.

Isso deve ser questão de tempo: os primeiros Macs com processador Apple Silicon chegarão aos EUA a partir desta sexta-feira (20).

Desempenho do chip gráfico no Apple M1 (Imagem: Reprodução/GFXBench)

Desempenho do chip gráfico no Apple M1 (Imagem: Reprodução/GFXBench)

Com informações: MacRumors.

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Temas populares