Apple troca diretor de hardware para focar em “novo projeto”
Dan Riccio deixa cargo de vice-presidente de engenharia de hardware da Apple; posição será ocupada por John Ternus
Dan Riccio deixa cargo de vice-presidente de engenharia de hardware da Apple; posição será ocupada por John Ternus
A Apple anunciou uma “dança das cadeiras” em seu corpo de executivos nesta segunda-feira (25). Com a mudança, o vice-presidente sênior de engenharia de hardware da empresa, Dan Riccio, deixará a posição para focar em um “novo projeto”. O posto será ocupado por John Ternus, atual vice-presidente de engenharia de hardware.
A alteração na organização ocorre em um dos cargos de maior importância da companhia, responsável por liderar as equipes de engenheiros que trabalham no iPhone, iPad, iPod e Mac. Em comunicado, a empresa explica que Riccio irá focar em um “novo projeto” e continuará a se reportar diretamente ao CEO Tim Cook.
A companhia, no entanto, não esclareceu detalhes sobre o projeto ao qual o executivo se dedicará. Além dos produtos habituais, rumores apontam para o desenvolvimento do suposto Apple Car; o projeto, no entanto, é liderado por John Giannandrea, de acordo com informações de bastidores. A fabricante do iPhone também pode estar trabalhando no desenvolvimento de dispositivos para realidade aumentada (AR).
“Cada inovação que Dan ajudou a Apple a trazer à vida nos tornou uma empresa melhor e mais inovadora, e estamos entusiasmados por ele continuar a fazer parte da equipe”, disse Tim Cook. Dan Riccio entrou para os quadros da empresa em 1998 e passará a ocupar o cargo de vice-presidente de engenharia.
“Trabalhar na Apple tem sido a oportunidade de uma vida, dedicada a fazer os melhores produtos do mundo com as pessoas mais talentosas que você possa imaginar”, afirmou Riccio. “Estou ansioso para fazer o que eu mais amo – concentrar todo o meu tempo e energia na Apple na criação de algo novo e maravilhoso com o qual eu não poderia estar mais animado”.
Com a mudança, John Ternus passará a ocupar o cargo de vice-presidente sênior de hardware e também responderá diretamente ao CEO da Apple, Tim Cook. Em sua trajetória de quase 20 anos na companhia, o executivo liderou as equipes de desenvolvimento dos celulares iPhone 12 e iPhone 12 Pro e de transição de processadores Intel para a arquitetura ARM (Apple Silicon).
O executivo está na empresa desde 2001. Desde 2013, Ternus ocupa o cargo de vice-presidente de engenharia de hardware.
Com informações: Apple (Newsroom), MacRumors e The Verge