Bluesky começa a testar trending topics, mas só em inglês
Rede social de microblogging dá mais um passo para se tornar mais atrativa aos usuários. Rival Threads também testa ferramenta
Rede social de microblogging dá mais um passo para se tornar mais atrativa aos usuários. Rival Threads também testa ferramenta
O Bluesky iniciou os testes de trending topics na plataforma. A rede social divulgou a novidade no dia 24 de dezembro, mas o presente de Natal só está disponível para uma parte dos usuários. No momento, o beta do trending topics do Bluesky só funciona com a língua inglesa.
Para uma parcela dos usuários, uma função que mostre os assuntos mais falados do momento na rede social é fundamental. O X possui uma ferramenta do tipo desde os seus primórdios, quando ainda era chamado de Twitter. Através dela os usuários se informam sobre temas que estão em alta em um determinado momento.
Dado que o Bluesky, assim como o Threads e o X, é uma ferramenta de microblogging, na qual a informação corre rapidamente, um trending topics auxilia os usuários. Por exemplo, a popularização da internet transformou o Twitter nos anos 2010 em uma segunda tela.
Seja para assistir a uma partida de futebol ou ao episódio final de uma série, o trending topics serve para reunir as publicações mais recentes ou de maior relevância para um assunto. Contudo, quem migra do X para o Bluesky ou Threads fica sem essa ferramenta — que tem a utilidade questionada para alguns.
No momento, o trending topics aparece apenas ao clicar no ícone de busca do aplicativo mobile. No X, o pioneiro dessa ferramenta, a exibição é feita em forma de colunas e também aparece na lateral direita da tela (na versão desktop).
Uma crítica ao trending topics do X, desde antes da sua aquisição por Elon Musk, era a de que grupos podiam manipular o algoritmo para espalhar notícias falsas ou levantar temas de interesse exclusivo de uma pessoa (como algum influencer ou músico). Com uma minúscula equipe de moderação, o Bluesky pode acabar sofrendo algo parecido no seu trending topics.
Caso a ferramenta esteja liberada para você, é possível desativá-la através das configurações. Para isso você deve realizar as seguintes etapas:
Com informações: TechCrunch