Carregamento do iPhone 15 Pro Max só vai até 25W no USB-C

Novo conector do iPhone permite valores de energia superiores, podendo chegar a 100 W ou 240 W; resultado de testes é o mesmo do iPhone 14 Pro Max

Felipe Freitas
Por
iPhone com conector USB-C (Imagem: Divulgação/Apple)
iPhone 15 Pro Max tem velocidade de carregamento igual ao do antecessor e longe do que a tecnologia permite (Imagem: Divulgação/Apple)

Com o grande USB-C, vem grandes velocidades de carregamento — ou pelo menos era para ser. O canal ChargerLAB testou o novo conector do iPhone 15 Pro Max e constatou que o aparelho só suporta até 25,5 W de carregamento com o cabo USB-C da caixa. Dependendo do padrão USB do conector, essa tecnologia permite carregar até 240 W.

O velocidade de carregamento é a mesma do iPhone 14 Pro Max — versão do ano passado que utiliza o cabo Lighthing. O mais curioso é que esse resultado de 25,5 W foi atingido com o carregador de 29 W da própria Apple — o de 140 W entregou 24,8 W. O canal ChargerLAB fez uma bateria de testes com diferentes adaptadores da fabricante e com cabos de diferentes marcas — spoiler, a maior velocidade foi com produto da Lenovo.

Com o carregador de 20 W, o iPhone 15 Pro Max foi carregado com 18,6 W — algo esperado. Já usando o cabo de outras fabricantes, alguns resultados foram melhores. Com o produto da Lenovo, a velocidade de carregamento (como é comumente chamada) foi de 26,2 W. A ChargerLAB, sem revelar os nomes, usou mais três carregadores que passaram de 26 W.

Tabela com resultados de testes com carregadores da Apple e iPhone 15 Pro Max (Imagem: Reprodução/ChargerLAB)
Tabela com resultados de testes com carregadores da Apple e iPhone 15 Pro Max (Imagem: Reprodução/ChargerLAB)

USB-C é maravilhoso, mas a Apple parece cortar as vantagens

A chegada do USB-C na linha iPhone 15 é um marco na história dos smartphones da Apple. No entanto, a empresa parece estar cortando as vantagens do padrão USB. Por exemplo, os modelos base e Plus continuam com a taxa de transferência de dados de 480 Mb/s (velocidade do USB 2.0), enquanto as versões Pro suportam até 10 Gb/s. O USB-C do iPhone 15 e 15 Plus poderiam ter essa especificação.

Na parte da energia, conforme citado no parágrafo inicial, é possível atingir 240 W dependendo da versão do padrão — aqui está uma desvantagem, há uma baita mistura de versões do USB 3.1, 3.2 e cada um tem variações próprias. No entanto, a concorrência está sabendo tirar maior proveito do padrão.

Ok, 240 W pode ser muito para o usuário comum. Mas pelo menos 50 W para carregamento já seria justo para quem está pagando — no mínimo — R$ 10.999 em um smartphone. Existem celulares de entrada e intermediários batendo e até superando 25 W. O Galaxy A54 iguala o iPhone 15 Pro Max nesse quesito.

Com informações: WCCF Tech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados