China constrói veículo militar anfíbio autônomo
Chamado de Marine Lizard, veículo pode operar remotamente tanto na água quanto na terra
Chamado de Marine Lizard, veículo pode operar remotamente tanto na água quanto na terra
Uma construtora naval chinesa revelou um veículo de pouso anfíbio que pode incorporar as forças armadas do país para atacar praias do oceano com outros veículos autônomos. O primeiro protótipo do “Marine Lizard” (Lagarto Marinho) foi testado e entregue, e é o primeiro desse tipo no mundo.
Com 12 metros de comprimento, o Marine Lizard tem três “cascos”. Quando estiver na terra, pode acionar quatro esteiras independentes umas das outras para movimentação em solo. A velocidade máxima do veículo é de 50 nós na água (aproximadamente 93 km/h) e 20 km/h em terra.
Por ser autônomo, quer dizer que ele pode planejar a própria rota, nadar até a costa e evitar obstáculos. O protótipo também pode ser controlado remotamente por uma pessoa e ser equipado com duas metralhadoras e um lançador de mísseis, além de poder ficar inativo por oito meses.
Nesse sentido, a Companhia Industrial de Construção Naval da China diz que o Marine Lizard pode ser abandonado em uma ilha para uma futura reativação. Esse sistema autônomo poderia servir de apoio e reduzir o risco aos fuzileiros navais, para reconhecimento e poder de fogo em uma área não explorada.
Com informações: The Verge.